quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O QUE É TRABALHO ESCRAVO?


Com o intuito de provocar debate sobre o que é Trabalho escravo assunto que reflete na nossa sociedade, vale dizer que os elementos do passado deixaram marcas profundas pois o preconceito racial, o desprestigio do trabalho manual, os limites da nossa cidadania, a profunda desigualdade economica, o autoritarismo e o paternalismo, evidentes nas relações pessoais e politicas, sao elementos claros dos efeitos provocados pela implementação e manutençao da escravidao no Brasil e tambem pela froma adotada para sua dissolução, para supera-los e combate-los requer uma postura critica em relaçao ao que nos cerca no presente e uma rigorosa avaliaçao do passado e voce o que acha desse ponto de vista tem algo a complementar ou discordar?
Se por trabalho entendemos toda atividade do homem transformando a natureza, a relação é tao antiga quanto a história da humanidade. Dos gregos antigos as sociedades industrializados norte-americano ou japonesa de hoje, passando pela experência socialista o homem procura a sua realização por meio do trabalho.
O trabalho que rouba a liberdade e sua própria vontade, a negação de sua identidade nas relações de trabalhos. Confinado ao local de produção, o trabalhador não define seu ritmo de trabalho, seu salário, suas condições de moradia, seu tempo de lazer. Transforma-se em sujeito alienado.
O extremo dessa desumanização revela-se na condenação a pobreza absoluta de milhões de individuos em todo o mundo. Embora o homem tenha conquistado direitos como salário mínimo, aposentadoria, redução de jornada de trabalho, férias, persiste ainda o trabalho servil ou escravo, como comprova no Brasil a existência do bóia-fria, a exploração do trabalho infantil, a prostituição de meninas e meninos, etc...