quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Jornal UEPA. Alunos do CESJO. T: 84. Professora Ilma Araujo

"Ensinar exige a reflexão critica sobre a prática" (Freire,1997) então devemos problematizar o conhecimento para que ocorra a construção historico-social dos homens que o transformam e são, por ele, transformados. Fazer um comentário construtivo do material exibido.

112 comentários:

๑•ิ.•ั๑βяuиo x x t stяoиĐλ disse...

o interesante e que O objetivo desse estudo é recuperar nas obras de Paulo Freire o conceito de reflexão e compreender qual a contribuição desse conceito para a formação continuada de professores, visando a partir então, resgatar o aporte fundamental que o mesmo trouxe para a constituição desse olhar reflexivo do docente sobre a sua prática. A partir de uma pesquisa exploratória e de uma pesquisa bibliográfica, o estudo apontou que o conceito de reflexão é um tema que perpassa grande parte das obras de Freire. A este conceito, Freire acrescenta duas novas categorias: a crítica e a formação permanente. Nesta direção, a formação continuada de professores deve incentivar a apropriação dos saberes pelos professores rumo à autonomia e levar a uma prática crítico-reflexiva, abrangendo a vida cotidiana da escola e os saberes derivados da experiência docente.

yago disse...

umas das grandes frases de paulo freire
...ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção ou sua construção. (Paulo Freire, 1996, p. 22)

Sejamos realistas, exijamos o impossível. (Slogan da juventude em maio de 1968)
o video esta exelente gostei muito ta muito criativo principalmente na parte das propragandas

piquena disse...

Concordo plenamente com o que foi dito,o jovem é capaz,mas precisa de oportunidades para mostrar o seu potencial e quem quiser arranja tempo pra tudo,até para um movimento estudantil.Adorei o video e a Burguesinha precisa melhorar seus passos de dança.

Unknown disse...

amei!!o jornal uepa!facinante!e concordo com o q...ensinar não é "transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção ou sua construção." (Paulo Freireue meu colega isse:muito ilario!!

Unknown disse...

jamilson........................
eh iniciativa legal
pq incentiva os jovens de hoje em dia.

Unknown disse...

O video é interessante, pois mostra a realidade nos dias de hoje.Jovens que não tem oportunidade de emprego,e de ser o que realmente é, pelo simples fato de ser diferente, pelo modo de ser, de vestir, de agir..Emos , goticos , surfistas, hippies ,patricinhas, rockeiros, enfim...Seja qual tribo for, o importante é o que está dentro de cada um.Não basta apenas julgar pelo que estar fora, mais sim valorizar aquilo que está dentro de cada um..E o que chamou mais atenção , foi o protesto dos hippies para valorizar seus direitos..

Mirya Araújo


Turma 84 ; nº25

Unknown disse...

esse jornal foi melhor de todos ficou massa valeu 84....

Unknown disse...

esse jornal ''uepa'' ficou massa ele incentiva os jovens de hoje em dia.

Unknown disse...

A mensagem que o video transmite, nos faz refletir , como a vida dos jovens , e das pessoas em geral , são dificeis por causa do do modo de ser..

Mirya

turma 84 // nº 25

piquena disse...

Caraca,tive que olhar esse video de novo.Não sei se pra rir,mas a gente tem que ser do jeito que a gente é,se não tudo é uma grande mentira.E onde estão essas oportunidades?Sem dúvida é a nova luta dos jovens.

...... disse...

O bjetivo do jornal Uêpa e passar a realidade de uma forma critica e comica.A luta dos jovens ainda naum acabo como disse a edilliane os jovens naum devem parar de lutar por seus direitos.Não é so por que você e um emo, um Hip, Um Sufista ,Dj,Patricinha e etc ...Que voce naum deve ter direito e oportunidade na sociedade.
By: Rafael
N°28
Tª84

123 disse...

{i}esse foi um dos vídeos + intereçantes e por isso achei esse omelhor e merece um comentário!!!

Unknown disse...

Um tema interessante e curioso:os jovens são mau vistos pela sociedade pelo seu modo de se vestir e de agir.Uma produção caseira mas de grande valor.PARABÉNS 84!!!!!!!!!!!!!!

luana disse...

. A escrita, para Paulo Freire, nunca foi uma técnica ingênua ou neutra nem o desenho ..... O que tenho a te dizer? Parabéns! 84..

๑•ิ.•ั๑βяuиo x x t stяoиĐλ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
geysa disse...

Adorei descobri quem foi Paulo Freire confesso que fiquei apaixonada pela sua visão pedagogica e política...Parabéns ..84

Unknown disse...

ficou massa esse video eu amei..........

fernanda disse...

Freire para mim foi o desbravador na melhor concepção do ensinar visto que no Brasil ainda não tem tanta importância no ensino público enfelizmente nosso ensino não cresce ano após anos sem Freire somos meros espectadores no processo pedagógico.
Parabéns..84...

piquena disse...

pô,comentem sobre o video!

Unknown disse...

gente eu amei a iniciativa de mostrar o q os jovens de hoje querem é bem legal!!!vcs tão de parabens!!!ficou otimo gostei da parte de nxzero!

mykaele disse...

concordo com meu professor Paulo Lima, quando diz que educação é um processo de construção e descontrução de conhecimentos .Parabéns 84

thaisinha disse...

Concordo, quando dizem que o autor Paulo Freire é considerado o “PAI da PEDAGOGIA”. Porque é através do que aprendemos de melhor para com os outros que possamos persistir em lutar a ensinar o melhor para outras pessoas. Afinal seremos um eterno aprendiz e com certeza se “a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. E o mais importante que mudamos e somos capazes de mudar muito mais. Só depende de Deus e nós para o real objetivo tornar realidade.Parabéns 84

karlinhos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
karlinhos disse...

valeu galerinha Uma produção caseira mas de grande valor.

Unknown disse...

Interessante o video, pois retratou varios tipos de tribos, uma parte importante relatada nele foi a da EMO falando que os jovens de hoje de hoje tenham mais oportunidade de trabalho, apesarde ser emo ou hippie ,qualquer um pode ter oportunidade porque todos nós somos diferentes, não importa o que nós vestimos , ou o nosso jeito , pois todos nós temos direitos iguais...


Jayanne


Turma 84


nº 15

Unknown disse...

o nosso objetivo era passar tudo q os jovens jà passaram para que seus direitos fossem respeitados,e que o modo com se vestem não importa,ou seja,não diz com è por dentro e que emos,burguesinhas,surfistinhas ou não somos todos iguais.
valeu o esforço!eu atè discuti com minha amiga por causa do video!!!!!

x izzi disse...

Paulo Freire percebia a sociedade dividida em classes, cujo sistema educacional formal é estruturado para reproduzir as desigualdades sociais; daí sua preuocupação em uma “pedagogia libertadora”.Parabéns 84

vitorio disse...

“A educação visa à libertação, à transformação radical da realidade, para melhorá-la, para torná-la mais humana, para permitir que os homens e as mulheres sejam reconhecidos como sujeitos da sua história e não como objetos.” Paulo Freire...´Parabés 84

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

“É preciso (...) que o formando, desde o princípio de sua experiência formadora, assumindo-se com sujeito também da produção do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. (A Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários a prática docente0).....(eu sou joel profesor de historia do master ese video foi muito criativo da parte de todos os alunos e as propragandas ficaram otimas tentaram fazer um video como os dias de hoje mas realista e abordaram um asunto muito interesante gostei muito .Parabéns 84

juni disse...

Sei muito bem como é isso,um jovem sem oportunidades.Botamos um currículo e eles dizem que precisa no mínimo seis meses de experiência.Como podemos ter oportunidades se não nos dão.Gostei muito do vídeo,uma maneira criativa de mostrar a realidade,de criticar essa sociedade que trata o jovem como se não fosse importante.Nós somos o futuro da humanidade e pra que a gente queira que os nossos direitos sejam respeitados precisamos mesmo participar de movimentos estudantis,pois foi assim que conseguimos o que temos,inclusive essa nova reforma universitária.

Unknown disse...

esse video esta otimo falando de preconceito que hoje esta um absurdo eu queria so dizer que esse video foi feito com o objetivo de incentivar as pessoas a pararem cp, o preconceito entre tribos e outros,ha e o comercial do assolan ficou de mais!!!!

Unknown disse...

Um ponto destacado , bastante interessante foi o (preconceito)vivido não só pelos jovens mais também por muitas pessoas..Pelo fato de somente ser diferente,o que não significa nada, pois não se deve julgar a competência , por aparência mais sim pela capacidade de cada um..


Mirya

turma 84

carolinie disse...

, ah o nosso video , quiz passa uma visão critica de td que aconteçeu e que estar acontecendo.
passando que nos jovens temos potencial de mostrar o que estamos aprendendo.
sasha

Unknown disse...

existem varios motivos, talves por que tais grupos, contribuem e muito para que o mundo se torne melhor, e ainda reproduzem o que a de melhor na cultura, por exemplo os emos é arte pura; os rappers, versos sofisticadissimo; a galera do skaite e surf cultos por natureza, o pessoal das torcidas organizadas, todos pacificos, ordeiros e muito gentis;exemplos para uma vida melhor..


Jayanne

Turma 84

Unknown disse...

O jovem é muito discriminado. Hoje estamos no século XXI e podemos ver que muita coisa mudou durante esse tempo,que a vida dos mais velhos era bem diferente da nossa na maneira de se vestir, na de falar e até mesmo na de andar,nas suas companhias e no que eles fazem ou deixam de fazer. Acham que os jovens só sabem trazer problemas, mas somos muito mais que isso,muitas vezes ficamos revoltados, mas aqueles que nos discriminam mal sabem que as vezes ficamos assim por causa deles.
E mesmo por esse motivos não justifica nada os jovens serem discriminados pela sua forma de ser...

Jayanne

Turma 84

Unknown disse...

valeu galera ficou bacana.....

Unknown disse...

legal um bom começo para um bom jornal...

kellynha original disse...

Assim não é so porque eles se vestem deverentes ,eles não podem reclamar os seus direitos ,assim acho que nesse jornal mostrou muito o caso da diferença .

kellynha original disse...

mostra a diferença de cada um não é por que as pessoas se vestem de forma deverente ela tem que ser descriminada não é assim elas podem ser diverentes mais por dentro ela são iguais umas as outras.

Unknown disse...

valeu galera pelo vídeo ficou massa eles abordaram sobre os rips e emos eu gostei muito.principalmente na parte de propaganda.

Unknown disse...

valeu galerinha porque esse vídeo ficou legal que pena que eu não participei

Unknown disse...

eu achei legal porque passou coisas interessantes sobre a historia

Unknown disse...

O vídeo mostra a realidade de varias tribos ,pois o mundo hoje é cobrado na sua maioria pela aparência ,emo, hippie , surfistas , são os principais alvos deste descaso...


Mirya


Turma 84

vinicyus disse...

eu gostei muito do video e o principal que a bordaram sobre o racismo e sobre os emos e ao mesmo tempo criativos com propragandas e varios tipos como um jornal bem humurista gostei muito.

Unknown disse...

O Racismo existe ou é simplesmente uma explicação para os nossos ódios, tal como tantas outras? (a violência domestica, o divórcio, as brigas na bancada de um estádio de futebol…)

Fica a proposta de pensarem um pouco nisso…

Psicologicamente negro…

Anônimo disse...

O rascismo existe, isso é um facto.

Mas o que não pode haver é o exagero de quando um branco bate num preto ser racismo e quando é o contrário já não o é.

Pode até ser que o motivo do arrufo nem seja racismo, mas se alguém de uma raça bate em alguém duma minoria (minoria já não será bem o termo lol) é racismo as pessoas levam logo tudo para aí…

É como falar em tomates e as pessoas levarem para outros sítios a conversa.

É rídiculo.e eu gostei muito dese video e muito interesante

Unknown disse...

bom eu gosteii muitoo desse video porque relatou sobre os preconceitos
que ha nesse mundo sobre as pessoas que saõ emos ou hippie isso é muito interresante pq nesse mundo ha mutuitas diferenças

Unknown disse...

o video relatou varios aspectos importantes que incluem hoje em nossa sociedade a parte dos hippie que eles tavam ali fazendo aquela multidaõ contra a querra pq nesse mundo naõ averia ter querras mais sim todos unidos para sempre ter PAZ e harmoniaღ.

Unknown disse...

Se calhar muitas das coisas que sentimos, como esses ódios irracionais, são mesmo assim: ilógicos.. mas não deixam de existir pla sua falta de lógica .;).e tanbem gostei muito da parte da dj fror e da burguesinha.

Unknown disse...

que legal esse video foi bem criativo gostei parabéns.

Unknown disse...

ficou bacana esse video gostei parabéns.

๑•ิ.•ั๑βяuиo x x t stяoиĐλ disse...

Racismo eu penso assim: Ninguem é perfeito para ninguém dai surge o preconceito gerando cada vez mais odio e vingança.Mas assim todos sempre acaba sendo vitima de racismo e outros preconceitos que existe graças as pessoas ignorantes que temos em nossa sociedade.

“Não ser perfeito gera preconceito”
então ese video conta tudo sobre o hips e as propaganda estão otimas...

piquena disse...

Cá estou de novo comentando a favor de vocês.Eu tinha resolvido parar,já que causou uma confusão eu ter dito que a Burguesinha precisava melhorar na dança,foi um mico e tanto,"eu nem conheço ela".Mas isso não vem ao caso.Muitas manifestações de revolta contra essa sociedade opressora,foram devido as tribos urbanas(no caso os hippies),e aos jovens,que lutaram a favor de seus ideais,pela liberdade de serem o que são,de viverem em um mundo sem guerras.De certa forma isso foi conquistado,não isso que eu coloquei aí em cima,mas outras coisas.
PARA TER LIBERDADE É PRECISO TER OPORTUNIDADE!!!!!!!!
Não me canso de dizer que esse vídeo ficou muito bom.

Jéssica Ferreira Winchester disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jéssica Ferreira Winchester disse...

parabens 84!!! vcs mostraram que o objetivo desse estudo é recuperar nas obras de Paulo Freire o conceito de reflexão e compreender qual a contribuição desse conceito para a formação continuada de professores, visando a partir então, resgatar o aporte fundamental que o mesmo trouxe para a constituição desse olhar reflexivo do docente sobre a sua prática. mas uma vez parabens!!!!!!!!!!!!!!!!

karlinhos disse...

valeu um bom video uma boa iniciativa para um bom jornal,valeu 84 parabéns

Unknown disse...

bom , um tema bem desenvolvido e bem escolhido.................. valeu o esfosso

Unknown disse...

maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaasa...

Unknown disse...

O video foi interessante não só pelo esforço que todos aparentaram ter.Mais sim pelo desenvolvimento do trabalho que deixou bem claro que os jovens, sejam de qualquer estilo ,sofrem preconceito pelo seu modo de viver..


Mirya..


Turma 84

JOCIÊNE MACÊDO NASCIMENTO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JOCIÊNE MACÊDO NASCIMENTO disse...

Sim, tens toda a razão quando dizes que o racismo é só outra forma de expressarem os ódios.

Acho que todos somos potencialmente racistas, no sentido em que todos desconfiamos das coisas diferentes. E aquilo é uma diferença óbvia, a cor.

A questão é, se faz sentido. A minha resposta lógica, desde que me conheço, é não.

Mas a minha experiência, no 8.º ano numa escola numa zona “mais negra” da cidade, fez-me temê-los, e metê-los numa classe.

Irónicamente, vim a “trabalhar” nessa mesma zona mais tarde, e ter de estar bastante tempo com 90% de pessoal maioritatiamente escuro. O meu veredito?

Nada a apontar! É mesmo só uma questão de hábito.
eu sou a professora de geografia do 6º, 7º e 8º ano do master e um aluno me pediu pra mim passar aqui pra olhar um video e gostei muito foram muito criativo...

Unknown disse...

eu gostei muito do video principalmente que abordaram um asunto ....muito conhecido que e o racismo e muitas pessoas dizem que nao sao racistas mas quando ver uma pessoa negra e a primeira a se mistura e hoje ainda existe discriminação e isso nao e só eu que tenho que ter esa visao mas tanbém todos os brasileiros..e as propragandas ficaram otimas ...
sou vanesa do laune meu amigo bruno me pediu que dese uma olhada no video e eu gostei muito principalmente na hora que meu amigo fez a propraganda do bom-bril
estão de parabéns

Unknown disse...

o trabalho ficou muito bom mostraram que nao podemos ser rasistas,È bom para todos nos pensamos nisso.dayane t:82

Unknown disse...

ficoumuito interessante o video,parabens. dayane t:82

๑•ิ.•ั๑βяuиo x x t stяoиĐλ disse...

ficol muito enteresante mesmo o video e as propragandas os apresentaçoes pena que faltal uma parte que rafael sem quereer excluiu
da camera mas tamo asim mesmo é eu to aki pra dizer que a turma 84 ta de parabéns por que ese video ta perfeito e as mesmo tempo humorista e vale a pena esperar caregar para poder asirti-lo.

Unknown disse...

o video retratou sobre algum muito importante que foi das tribos cada um lutando para terem seus direitos pq cada um ai é diferente e ser diferente é normal o video mostrou hippies e Emo cada um falando sobre o que pensar da vida e das coisa que nela existem....

Unknown disse...

o video relata a respeito dos jovens lutando paraterem seus direitos garantidos em nosso mundo pq muitas pessoas pensam pelo caso delas serem Emo ou hippie patricinha que elas saõ diferentes ou seja eles excluim elas da sociedades mais todo mundo é ser humano e devem sempre ter seus direitos respeitados...

Unknown disse...

Os jovens nos dias de hoje , estão sendo muito descriminados, pelo seu modo de ser , de agir, de pensar, de se vestir, até mesmo pelo um simples detalhe.Jovens hoje que não tem a chance de se integrar no mercado de trabalho, ou até mesmo viver do seu jeito, por causa do preconceito, pessoas que preferem julgar aquilo que se ver e não aquilo que se realmente é..

Mirya

Turma 84

Unknown disse...

É como todos ja falaram a inha opinião é essa os jovens de hoje em dia tem seu estilo diferente dos outros e cada um tem seu modo de pensar e agir se vestir e outros tipos...
A idéia desse video foi muito boa pois com elles podemos aprender respeitar os outros do jeito que elle é...

rebeca disse...

Se calhar muitas das coisas que sentimos, como esses ódios irracionais, são mesmo assim: ilógicos.. mas não deixam de existir pla sua falta de lógica.por isso que eu achei muito interesante ese video por que eles abordaram um assunto bacana e o video tanbém foi muito criativo gostei muito

vitorio disse...

Hoje já se constitui crime
Quando há discriminação
Nós somos todos iguais
Um do outro é irmão
Vamos esquecer o racismo
Celebrar companheirismo
E ter Jesus no coração

nicolas disse...

Mas eu sou a favor das cotas nas universidades públicas. As cotas raciais irão desmoralizar a universidade pública. E para o Brasil começa a dar certo é preciso acabar com a universidade pública. A universidade pública é a saúva moderna: ou o Brasíl acaba com a universidade pública ou a universidade pública acaba com o Brasil. Temos que acabar com essas saúvas. E as cotas raciais serão nosso tamanduá! Vamos defender as cotas.por isso e assunto deveria ser falado mas na sala

wesley disse...

Não é à toa que eu admiro tanto o Chris Rock. As críticas dele, carregadas de humor, sempre atingem direto os pontos que ninguém percebe em questões importantes sobre o racismo é e isso que ese video fala sobre fatos reais gostei muito

geysa disse...

ese video esta otimo pq tem umas propragandas muito engraçadas e gostei muito esa turma foi muito criativa nesa parte dese video pq eles misturaram um tipo de jornal umorista e ao mesmo tempo falando de um fato muito importante que e o fato do racismo

Unknown disse...

+ um vaz parabéns galera.

marcos disse...

ta muito bacana ese video principalmente na parte em que meu primo bruno faz a propraganda do bom-bril ficol muito bacana tiveram muita criatividade e o assunto que abordaram foi muito interesante o racismo que ainda hoje no brasil esiste muita discriminação e ese video tentol falar o que estar acontecendo no brasil hoje e isso e muito importante para poder abrir os olhos dos brasileiros

marcos disse...

parabéns 84

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
delson disse...

Até que a filosofia que torna uma raça superior e outra inferior seja pela mente permanentemente desacreditada e pra sempre banida até esse dia o mundo estara em guerra.....(Bob Marley)

Sera que precisa falar algo mais?
esa e uma frase muito linda e fala sobre o racismo e o que o jornal da 84 quis apresentar.

ॐW£ற£®§Øи-ZiŃħÔ disse...

O Racismo existe devido á mentalidade de muitas pessoas que não aceitam o facto de outras pessoas serem diferentes. Infelizmente no nosso país há muitas pessoas que podemaos mesmo considerar estúpidas pois ñ aceitam as dierenças dos outros, pois se fossemos todos iguais ñ havia graça por isso é que existe a diferença. NÃO SÓ NAS PESSOAS MAS EM TUDO.
e também as propragandas estao otimas e muito engraçadas

Unknown disse...

PAULO FREIRE ENCANTA A TODOS. SUA FORMA DE LECIONAR REVOLUCIONOU A EDUCAÇÃO, PENA QUE MUITOS PROFESSORES CONTINUAM IGNORANDO O LEGADO DO MAIOR NOME DA PEDAGOGIA.
FREIRE DIZ QUE EDUCAR NÃO É FORÇAR O ALUNO A ABSORVER O QUE O PROFESSOR QUER, MAS ENSINÁ-LO A PENSAR POR SI MESMO, A PROBLEMATIZAR, QUESTIONAR, LER E ESCREVER, ESCREVER SEMPRE.
O ESTUDANTE NÃO PODE SER VISTO COMO UM OBJETO DE SUA EDUCAÇÃO, MAS SIM O SUJEITO DELA, É O QUE ELE DEFENDE NO SEU LIVRO "EDUCAÇÃO E MUDANÇA".ALÉM DO MAIS, NÃO SE PODE IGNORAR O MEIO EM QUE VIVE E MUITO MENOS A SUA INTELIGÊNCIA, O PROFESSOR NÃO DEVE SE PORTAR COMO O HERÓI, O CARA QUE VAI REVOLUCIONAR A VIDA DO EDUCANDO, MAS SIM COMO UMA PESSOA QUE PODE AUXILIÁ-LO E, MAIS DO QUE ISSO, QUE PODE APRENDER COM ELE, POR MAIS QUE NÃO TENHA AINDA SOB O BRAÇO UM DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR.
POIS BEM, PARABENIZO Á INICITIVA DESTA ESCOLA E, EM ESPECIAL, AOS SEUS ALUNOS E PROFESSORES ENVOLVIDOS NO JORNAL UÊPA.

Unknown disse...

parabéns pelo video é bem interessante e importante para a sociedade.afinal ser diferente é normal

Unknown disse...

pô galera o video de vcs ficou super legal abordando um tema q deve ser muito discutido. somos o futuro desse paìs portanto è preciso plantar hoje para colher amanhã.!!!!!!!!

PARABENS!

Unknown disse...

o video fala a respeitoo de algum muito importante que ta acontecendoo em nosso mundo de varias tribos que cada um tem seu jaeito de ser e de agir e que ninquém vai mudar isso até porque ninguém é iqual todos nós somos diferentes

Unknown disse...

o video aborda um tema que é muito impotante fala das tribos qie cada um é diferente que ninquém é iqual cada um tem o deu modo de ser e de agir até poque ninquém é iqual todo mundo é diferente

Unknown disse...

o video ficou show de bola.o assunto q foi desenvolvido è maravilhoso pois tras ao mundo grande influencia.
parabens galera
deram conta do recado!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

somos jovens e ñ podemos nos calar para a falta de oportunidade, temos q falar aos quatro ventos q somos sim capazes independentemente de qualquer coisa.

Unknown disse...

cà estou eu mais uma vez para dizer o quanto esse video vai ser importante para motivar os jovens de hoje e para mostra o nosso valor necessitamos de novas oportunidades.
parabens 84!

luana disse...

'Levar a sério ofensas no campo de futebol é uma bobagem. Na torcida tambem. Quem ouve pela primeira vez o canto da torcida do Atletico contra o Coritiba fica assustado,então ate hoje existe racismo em todo o lugar gostei muito do video ese alunos são geniais

ॐW£ற£®§Øи-ZiŃħÔ disse...

O fato não é tão raro assim. Os argentinos durante muito tempo tinham um apodo para qualificar os brasileiros – “los macaquitos”.
Como se eles próprios não fossem resultado de um caudal de raças. Não esquecer que a Argentina era cotada nas décadas de 30 e 40 para se tornar sede do IV Reich. Hitler, se tivesse ganhado a guerra, teria convertido a Argentina em parte do Reich, com direito a Reichstag e saudações nazistas.

Anônimo disse...

concordo em partes com o eu sou furacão.
Tanto na torcida, quanto na partida, quando os ânimos estam alterados, algumas coisas são ditas, pelas circunstancias, nada muito racional. Porém, concordo também que se não ouver coação neste tipo de atitude, a banalização pode nos levar para o caos.
Portanto, tenhamos bom senso, e mais atenção quando num jogo, não percamos o senso de cidadania.
E Viva o Respeito!

Unknown disse...

otimo vídeo,todos os assuntos estavam bem aprofundados.o grupo refletio bastante sobre a questão do preconceito!
nota 10!

Unknown disse...

Bruna stefany sua nota e dez.

Unknown disse...

Princesa considero sua nota dez.

Unknown disse...

Princesa considero sua nota dez.

Castro Junior disse...

adorei o jornal ficou muito legal.parabens.

Castro Junior disse...

muito criativo ficou show.

Castro Junior disse...

nota dez foi o melhor video das oitavas.parabens.

Castro Junior disse...

a turma 84 ta de parabens o video ficou muito legal.

marcos disse...

Concordo plenamente racismo é racismo sempre e em qualquer lugar.Me adimiro muito dos comentarios citados em um país em que todos descendem de várias etinias!

JOCIÊNE MACÊDO NASCIMENTO disse...

E o que farão por extensão ao autores das outras impublicáveis “homenagens” que ecoam das arquibancadas e alambrados para juizes, bandeiras, auxiliares, técnicos, jogadores de ambos os lados e suas santas e ausentes mãezinhas?

nicolas disse...

Respeito todos os argumentos, sou radicalmente contra o racismo que condeno com veemência, mas não me convenci e não mudo minha opinião a respeito do episódio . Vivi essa experiência da competição no campo de jogo, por muito tempo. É diferente.As palavras ali pronunciadas tem outro ojetivo e força.
É meu entendimento, mas respeito quem pensa diferentemente.

rebeca disse...

Embroa acreditando mais na armação do que na realidade, se houve, condeno a citação. O que me surpreende é que não há justiça para vândalos e criminosos de torcidas organizadas e, para um fato singular, a justiça ser tão rápida. Se o chamasse de filho da pu.. ele nem se ofenderia… É armação sim!!! È uma decisão

delson disse...

parabéns 84

karlinhos disse...

de novo parabens galera

Unknown disse...

parabens

Unknown disse...

84 valeu '83' kkkkkkkkkk sem comentario .......

Unknown disse...

84 valeuuuuuu to sem comentario

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
delson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata Azevedo disse...

amei o jornal uepa pois incentiva os jovens de hoje....