O Estado português já estava gastando muito dinheiro protegendo o comercio com o oriente e não queria desperdiçar recursos no Brasil. Por causa disso, o rei de Portugal buscou o apoio da nobreza para colonizar as novas terras. Em 1534, ele dividiu o Brasil em enormes fatias e entregou cada uma delas a um nobre português. as fatias eram territórios chamados de Capitanias Hereditárias. Comente como se deu esse processo ate os governos gerais? Destinado aos alunos do 2 ano de CESJO, 2012. Turmas 200 e 201.
13 comentários:
Em 1530, Portugal decidiu criar núcleos permanentes de povoamento e iniciar atividade agrícola em seus domínios americanos. Para isso, enviou uma expedição comandada por Martim Afonso de Sousa .
Martim Afonso fundou a primeira vila portuguesa na América ,a de São Vicente, no atual estado de São Paulo ,em 1532. Também implantou o primeiro engenho de açúcar , combateu os franceses e explorou a costa até o rico da Prata, em busca de mentais preciosos .
Carlos Eduardo da Silva de Jesus .turma 201
Muitos países não aceitaram o tratado de Tordesilhas e continuaram vindo a litoral do brasil em busca do pau brasil,com isso a coroa portuguesa adotou medidas para asseguras a posse de sua terra como as expedições de guarda costas. Com o fracasso dessas expedições o governo de Dom João III decidiu pela colonização de suas terras e adotou o método de capitanias hereditárias que já tinham sido utilizado nas Ilhas Atlânticas da madeira e dos açores dividindo assim o território brasileiro em 14 capitania e 15 lotes. Que foram distribuídas á 12 donatários que pertenciam a pequena nobreza e tinham como função na capitania criar engenhos e administrar a justiça local e criar vilas mais muitas da capitanias fracassaram. Os principais motivos de desse fracasso o alto custos das viagens, a resistência indígena a invasão de suas terras ,somente em 1549 a coroa portuguesa decidiu comandar diretamente a colonização de seus domínios americanos com a instalação do governo geral na Bahia.
Turma 201
alunos: Dênis Gabriel nº09,Jefson nº17, Johnatha nº 19, klícya n°22 e Leonardo nº23
Quando a coroa dividiu a colônia em 14 capitanias que foram distribuidas a 12 donatários.
A capitania mais próspera foi Pernanbuco,por quê seu donatario instalou engenhos e iniciou uma lucrativa indústria açucareira.
Mais como a maioria das capitanias não foram ocupada,pois, alguns dos motivos foram os altos custos da viagem e a implantação de engenhos,á continua incursão de estrangeiros e a resistência indigena à invasão de suas terras. O sistema de capitanias havia iniciado a ocupação da América portuguesa, mas não garantiu a posse desse território
O sistema de divisão da terra em capitanias não deu bons resultados. A grande extensão dos lotes talvez a principal razão do insucesso. Sem recursos suficientes, os donatários só conseguiam fundar estabelecimentos precários na região costeria dos lotes que recebiam; não tinham condições de tentar a colonização do interior.
Turma:201 Alunas:Deborah Silva, Karen Rocha e Mikaella Oliveira Nº08, 20 e 27
A colonia foi dividida em 14 capitanias, 15 lotes, e que foram distribuidos a 12 donatarios.
Eles pertenciam a pequena nobreza ou eram burocratas e comerciantes que enriqueceram com a exploraçao
da Africa e das Indias. Eles recebiam o direito de doar lotes de terras, tambem administravam a justica local onde podiam criar vilas. Eram chamadas capitanias hereditarias, por que era transmitida aos herdeiros dos donatarios as capitanias.
A capitania mais prospera foi Pernambuco. Seu donatario, Duarte Coelho, instalou engenhos e iniciou uma lucrativa industria açucareira.
A maioria das capitanias nao foi ocupada por causa dos altos custo da viagem e da implantaçao de engenhos, a continua incursao de estrangeiros e a registencia indigena e a invasao de suas terras. Em 1549 a coroa portuguesa passou a comandar diretamente a colonizaçao de seus dominios americanos com a instalaçao do Governo-geral na Bahia.
Dom Joao III havia assinado um regimento regularizando as atribuiçoes do primeiro governado-geral do Brasil.
Daniela(6)Dayane(7)Igor(15)Vivean(37)
turma:201
A colonização da América Portuguesa
Os portugueses chegaram á América em 1500, o seu destino era a Índia , mas avistaram o nordeste da América do sul .
A apreciação inicial foi a conquista da rota atlântica. A colonização da América só se iniciou 30 anos depois .
A Coroa portuguesa enviou expedições exploratórias para avaliar o potencial econômico dos seus domínios.
O pau-brasil chamou a atenção da coroa , pois tinha grande valor na Europa. O rei de Portugal então, autorizou em seu proveito , a venda e a extração da madeira.
A partir de 1503 qualquer português poderia extrair a madeira, desde que pagasse 20% do lucro , á coroa.
O pau-brasil despertou o interesse de outros países , como a França. Para proteger seus domínios, a coroa passou a enviar a América , expedições guarda-costas. O governo de Dom João III concluiu que deveria implantar colônias permanentes. Então , Portugal implantou núcleos permanentes de povoamento e iniciou a atividade agrícola em seus domínios .
A coroa dividiu a colônia em 14 capitanias, 15 lotes, que foram distribuídos a 12 donatários. Mas a maioria das capitanias não foram ocupadas .
A coroa passou acomodar diretamente a colonização dos seus domínios com a instalação do governo- geral na Bahia.
Alunos: Amanda Beatriz n° 03 , Ana Carla n° 06, Jhulleany n°22, Luana Sabrina n° 26
turma :200
Colonização da America Portuguesa
A colonização da america portuguesa deu-se o inicio no ano de 1492, quando cristovão colombo descobriu o novo continente, denominado America os portugueses chegaram a America em 1500 quando a expediçao de pedro alvares cabral se dirigia a india para comprar especiarias, avistou o nordeste da america do sul e nele desembarcou.Apos o primeiro contato de cabral a coroa portuguesa enviou expediçoes para avaliar a potencialidade economica de seus novos dominios. A extração do Pau-Brasil trouxe mais expediçoes portuguesas a costa da america do sul, os portugueses iniciaram a exploração do pau brasil no meio de feitorias, guarniçoes rusticas, onde alguns homens a serviço da coroa eram o elo entre os comerciantes e os indigenas.O pau-brasil era o objeto de atividade de extração para fins comerciais: pouco foi aproveitado dos demais recursos em estado natural neste primeiro período. A exploração imediata do pau-brasil caracterizou-se pela extração predatória, pois o único trabalho ao qual o português se entregava nesta atividade era o corte e o transporte das árvores.
Em 1530, portugal decidiu criar nucleos permanentes de povoamentos e iniciar atividades agricolas em seus dominios americanos.O inicio da ocupaçao do territorio comecou quando a coroa decidiu dividir a colonia em 14 capitanias e 15 lotes.E em 1549, a Coroa portuguesa implatou uma nova estrategia, passando a comandar diretamente a colonização seus dominios americanos com a instalação do Governo-Geral na Bahia.
Nomes:Lucas Silva (27),
Marcelo Vieira (28),
Rafael Melo (33),
Sarah Quirino (36),
Tassia Guimaraes (37).
Turma:200
A colonização da América Portuguesa
No final do seculo XV, Portugal dedica-se a exploração do comercio de especiarias, em 1492, Cristóvão Colombo descobriu um novo continente denominado América. Os portugueses chegaram a América em 1500, quando a expedição de Pedro alvares Cabral que se dirigia as Índias avistou o nordeste da América do sul e nele desembarcou, porem a colonização só seria iniciada trinta anos depois.
Em 1501 Gaspar de Lemos mapeou a costa brasileira e constatou a existência de pau-brasil ao longo do litoral o qual era muito valioso devido a resina que servia de corante que se encontrava no tronco do pau-brasil, a sua extração trouxe mais expedições portuguesas à América do sul os quais iniciaram a exploração por meio de feitorias.
Uma expedição comandada por Martins Afonso fundou a primeira vila na América do sul, a de São Vicente, sendo assim a coroa portuguesa aplicou o sistema de colonização privada das capitanias hereditárias, que eram divididas em 14 capitanias, 15 lotes e 12 donatários.
Chega ao Brasil os primeiros Jesuítas que tiveram grande importância pois criaram uma rede de colégios para a catequização, que passou a ser organizada através de aldeamentos, que defendiam uma vigilância sobre a conduta dos indignais e priorizavam as crianças. Entretanto os indignais resistiam a catequização através de fugas como forma de resistência a doutrina.
Alunos: Amilson, Edvaldo, Fabrício, Felipe, Johnatan.
Turma: 200
Os portugueses chegaram aqui nesta terra que hoje é chamada de Brasil em 1500, na expedição de Pedro Alvares Cabral, o desembarque foi registrado na Carta de Pero Vaz de Caminha, em que dizia que aqui não havia indícios de metais preciosos e especiarias, mas que esta terra era bela, de bons ares e de águas infindas, onde habitava pessoas inocentes, bonitas de rosto e corpo, sem crença, sem cultura, prontas para serem moldadas, e que o primeiro contato entre os portugueses e os nativos (índios) foi amistoso. Quando ocorreu o primeiro contato de Pedro Álvares Cabral, a Coroa Portuguesa mandou Expedições Exploratórias para avaliar se havia alguma importância econômica, foi quando em 1501, Gaspar de Lemos constatou a existência do pau-brasil (que foi muito importante economicamente para a Coroa Portuguesa). A exploração do pau-brasil começou com as feitorias, em que homens a serviço da Coroa eram o elo entre os comerciantes e os indígenas, os índios trabalhavam extraindo e transportando o pau-brasil em troca de objetos desconhecidos para eles como o espelho, facas, etc. Com o desinteresse dos portugueses, alguns países da Europa como a França começou a se interessar pelo pau-brasil mandando expedições frequentes para obter o pau-brasil, com isso a Coroa Espanhola mandou em 1516 expedições guarda-costas, mas mesmo assim não adiantou, então Dom João III determinou a implantação de colônias permanentes. A primeira vila portuguesa na América é São Vicente (no atual estado de São Paulo) fundado por Martim Afonso de Sousa em 1532. A Coroa criou as Capitanias Hereditárias dividindo a colônia em 14 capitanias, 15 lotes, distribuídos para 12 donatários. A capitania mais lucrativa foi Pernambuco. Fundou-se uma cidade para se tornar sede do Governo-Geral (Salvador). Chegaram os primeiros jesuítas, entre eles Padre Manoel da Nóbrega. A Igreja proibiu a escravidão dos índios, a não ser que eles usassem violência contra os colonizadores. Apesar de alguns indígenas resistirem a catequização, muitos acabaram com costumes europeus misturados com suas tradições indígenas.
Alunos: Carla nº 12, Daniel nº 13, Jhonnary nº 21, Rayssa nº 34 e Thaiza nº 38. Turma: 200
A colonizaçao da america portuguesa
A EXPLORAÇAO DA COSTA
A busca por especiarias, ouro, marfim,e por escravos no final do seculo XV, foi o inicio de buscas que Portugal tomou como destino as índias.
Depois de Cabral, Portugal enviou expedições exploratorias que Gaspar de Lemos constatou a existencia de pau-brasil ao longo do litoral.
O tronco do pau-brasil contem uma resina que serve de corante para tecidos com tons que variam do marron ao castanho claro . O corante do pau-brasil possuia grande valor na europa, que atraiu a atencao da coroa. O resultado foi a criação do estanco , o monopolio regio, da exploração do pau-brasil. Apenas o rei de Portugal podia autorizar em seu proveito a extraçao e a venda da madeira. Dessa forma o pau-brasil despertou o interesse de outros paises europeus, principalmente da frança .
No inicio da colonizaçao , a coroa lusitana concedeu aos donatarios o direito de escravizar e vender indigenas , que na qual a maior dificuldade , era a necessidade de mao de obra .
Sendo assim, os indigenas eram considerados seres humanos que na qual podiam ter salvação de sua alma , pelo batismo. NO Brasil os colonizadores e jesuitas travarma uma longa desputa pelo controle da população indigena.
os indigenas resistiram a catequização imposta pelo jezuitas. a propria catequizaçao nao propocionou uma dominação plena. Que surgiu uma cultura religiosa sincretica.
alunos: alinnie n:02, andressa bianca n:08, gilton n:19, patricia n:32 turma:200
"a colonização da America portuguesa."
em meados do primeiro milenio da era crista, os tupis, iniciaram um processo de imigração para as terras ao sul e a leste na direção do oceano atlantico. em 1492 cristovão colombo em expedições descubriu um novo continente, posteriomente denominado america. Essa descoberta abriu uma nova frente de disputa territoriais e econômicas entre os reinos europeu. Os portugueses chegaram a america quando a expedição de Pedro Alvares Cabral se dirigiam a india, para compra especiarias, quando avistou um nordeste da america do sul. Após o desembargue, em reconhecimento das terras a coroa portuguesa enviaram novas expedições chamadas expedições exploratorias, E com isso, tiveram surpresas, pois encontraram uma riqueza muito grande naquela terra, uma expeciaria muito rara, chamada pau-brasil. O pau-brasil posssuia um tronco que contém uma resina que serve de corante para tecidos, com tons que variam do marrom ao castanho-claro.
A extração do pau-brasil trouxe outras expedições, pois a exploração e a comercialização aumentou a forma de economia de uma maneira tão grande, que os portugueses comercializavam para outros paises.
"As Capitanias Hereditarias e o Governo-Geral."
Em 1530, portugal decidiu criar núcleos permanentes de povoamento e iniciar atividade agricola em seus dominios americanos. para isso enviou uma expedição mandada por Martins Afonso De Sousa. Martins de Afonso foi o primeiro fundador da primeira vila portuguesa em São Vicente, no atual estado de São Paulo. Foi ele tambem que implantou o primeiro engenho de açucar, Alem de combater os franceses e explorar aposta até o rio da prata, em busca de metais preciosa.
"O incio da ocupação do territorio."
A coroa dividiu a colônia em 14 capitanias, 15 lotes, quem foram distribuido a 12 donatarios, Os donatarios pertenciam a pequena nobreza ou eram burocratas e comerciantes que enriqueceram com a exploração da Africa e da Indias.
"A intervenção da Coroa."
Em 1549, a coroa portuguesa implantou uma nova estrategia para comandar diretamente a colonização de seus territorios e dominios americanos, com a instalação dos chamados Governo-Geral da Bahia. Os indigenas resistiram de forma variadas ao processo de colonização pelos colonizadores.O conflito gerou guerras, ataques, as povoações e engenho, por meio de imigrações para o interior das cidades. No entanto, a ação indigenas, não se limitou a colonização dos europeus, muitos fizeram alianças com outros colonizadores, afim de combater seus inimigos tradicionais.
Eduardo Herinque Nº14
Marcio Sarges Nº29
Roberto Marcionilio Nº35.
Colonização da América Portuguesa
A colonização da América portuguesa deu-se o inicio no ano de 1492, pelo descobrimento um novo continente denominado América onde. Os Portugal que dedica-se a exploração do comercio de especiariasque após o primeiro contado de Cabral a coroa portuguesa enviou expedições para avaliar a potencialidade económica de seus novos domínios. e que o primeiro contado entre os portugueses e os nativos,tendo que não havia indícios de metais preciosos e especiarias, mas que esta terra era bela, de bons ares e de águas infinitas, onde habitava pessoas inocentes, bonitas de rosto e corpo, sem crença, sem cultura, prontas para serem moldadas, asim a Coroa Portuguesa mandou Expedições Exploratórias para avaliar se havia alguma importância económica,Em 1501 Gaspar de Lemos mapeou a costa brasileira e constatou a existência de pau-Brasil ao longo do litoral os índios trabalhavam extraindo e transportando o pau-brasil em troca de objetos desconhecidos para eles como o espelho, facas, etc. A extração do Pau-Brasil trouxe mais expedições portuguesas a costa da América do sul, os portugueses iniciaram a exploração do pau brasil no meio de feitorias, guarnições rústicas, onde alguns homens a serviço da coroa eram o elo entre os comerciantes e os indigenas a França começou a se interessar pelo pau-Brasil mandando expedições frequentes para obter o pau-brasil, com isso a Coroa Espanhola mandou em 1516 expedições guarda-costas,não adiantou, assim a implantação de colónias permanentes. A primeira vila portuguesa na América é São Vicente (no atual estado de São Paulo) fundado por Martim Afonso de Sousa em 1532. A Coroa criou as Capitanias Hereditárias dividindo a colónia em 14 capitanias, 15 lotes, distribuídos para 12 donatários. A capitania mais lucrativa foi Pernambuco, após a Chegaram dos primeiros jesuítas. A Igreja proibiu a escravidão dos índios a não ser pela querra justa, os indignais resistiam a catequização através de fugas como forma de resistência a doutrina.
Aluno: Harryson Correa Barros
nª: 20
turma :200
Em 1530, Portugal buscou criar núcleos permanentes de povoamento e, iniciar atividades agrícolas em seus domínios americanos. Após a expedição de Martim Afonso Sousa e por acreditar que havia ouro e prata em seus domínios, a Coroa portuguesa decidiu aplicar na América o sistema de colonização privada das capitanias hereditárias.
Então o território brasileiro acabou sendo dividido em 14 capitanias, 15 lotes de terras (São Vicente foi divida em dois lotes), que foram distribuídos a 12 donatários, estes pertenciam à pequena nobreza ou eram burocratas e comerciantes que enriqueceram com a exploração da África e das Índias. Mas acabou que o sistema de colonização privada das Capitanias Hereditárias não deu certo, porque a viagem de Portugal até o Brasil tinham custos altos, e os donatários ainda tinham de implantar engenhos, fora a incursão de de estrangeiros e a resistência indígena à invasão de suas terras.
Em 1549, 19 anos depois a Coroa implantou uma nova estratégia, a instalação do Governo-Geral onde o governador-geral poderia exercer o poder de: provedor-mor, ouvidor-mor e capitão-mor.
O primeiro governador-geral foi Tomé de Souza e a instalação do governo-geral encontrava-se na Bahia.
Alunos:
Hendryl - 13
Igor Henrique - 14
João Victor - 18
Letícia Melo - 24
Sávia Ferreira - 32
Rodrigo Ferreira - 42
Turma: 201
Postar um comentário