quinta-feira, 17 de maio de 2012

Socialismo Utópico, Cientifico e Cristão?

Qual o modelo é  mais interessante? Destinado aos alunos do 7 ano de CESJO. Faça com atenção e reflexão. Turma 73,74.

19 comentários:

Ilma Araújo disse...

O socialismo: Refere-se a varias teorias de organização economica.
Sicialismo Utópico: Defende a crença de que a implantação do sistema socialista ocorreria de forma lenta e gradual. A derivação "utópico" de "utopia" pode ser entendida como lugar que não existe, imaginario. É defendido principalmente pelos autores: Saint Simon, Charles Fourier, Louis Blanc, Robert Owen
Socialismo Científico: O sistema científico foi criado por Karl Marx e Friendrich Engels, quando estes desenvolveram a teoria socialista, partindo da análise crítica e cintífica do propio capitalismo. Ao contrarrio do socialismo Utópico o socialismo cientifico não se preocupou em pensar como seria uma sociedade ideal preocupando-se em copreender a dinamica do capitalismo.
Socialismo Cristão: A igreja catolica sempre condenou qualquer forma de comunismo e de algum socialismo que não fosse semelhante a doutrina catolica. "Ninguem pode ser ao mesmo tempo um catolico sincero e um verdadeiro socialista".
Alunos(a): Carla Bianca, Reynilson, Valéria, Vitor Ghabriel
Nº 04, 30, 37, 38
Turma: 74

alanna disse...

Solialismo Utopico
Teoria que visava curar os males do mundo.
O primeiro tipo de socialismo foi utopico, propunha a fundação de comunidades-modelo, baseadas]
em sistemas coletivos.
O socialismo, defendia uma refoma economica capaz de melhorar os homens.
Os socialistas utópicos que se destacaram foram: Saint Simom, Fourier Owen.
Desejavam libertar o proletariado, julgavam irracional o capitalismo e idealizavam substitui-lo
pelo reinado da justiça permanente.

Alunas: Alanna Ellen, Clara Maria, Ednamar Raquel, Kassandra Lima, Sabrina Amaral
Numeros: 02, 11, 15, 28, 33. Turma: 73

Sérgio Matteus disse...

SOCIALISMO CIENTIFICO
socialismo científico ou socialismo marxista foi criado por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895),quando estes desenvolveram a teoria socialista,partindo da análise crítica do próprio capitalismo,em reação contrária as ideias espiritualistas,romanticas,superficiais e ingênuas dos utópicos.
Ao contrario dos utopicos, marx e Engels não se preocuparam em pensar como seria uma sociedade ideal.Preocuparam-se,em primeiro lugar,em compreeder a dinâmica do capitalismo e para tal estudaram a fundos suas origens, a acumulação previa de capital, a consolidação da produção capitalista e mais importante,suas contradições.
Perceberam que o capitalismo seria inevitavel,superado e destruido.
Marx e Engels afirmaram,tambem,que o socialismo seria apenas uma etapa intermediaria,porém,necessaria,para se alcançar a sociedade comunista.Esta representaria o momento maximo da evolução historica do homem,momento em que a sociedade já não estaria mais dividida em classes não haveria a propriedade privada e o estado,entendido como a mais completa iqualdade entre os homens.A teoria marxista,expressa em dezenas de obras, foi claramente apresentada no pequeno livro publicado em 1848,O manifesto comunista.posteriormente,a partir de 1867,foi publicada a obra basica para entendimento do pensamento marxista:O capital,de autoria de Marx.Os demais volumes,graças ao esforço de Engels,foram publicados após a morte de Marx.
Turma: 73 , Componentes: Adriely , Ariely , Thaynara, Debora, Sérgio.

Nº: 1,8,38,14,37

socialismo cristão disse...

o socialismo cristão
turma:73 ALUNO:ANDRESSA ,ERIC,GEORGE, HELLEN, JULIANA ,WELYTON

socialismo cristão é movimento politico de esquerda que defende simultaneamente ideias cristão e socialista os militantes deste movimento adevogam que o socialismo e o cristianismo estão ambos inteligados e são compativeis um com o outro .este movimento tinha a intenção de harmonizar (trabalhador e patrão ) em uma sociedade mais justa e pode incluir tambem na sua ideologia a teologia da libertação.o socialismo de matriz cristã comomente denominado pelos catolicos de movimentos cristão social teve seu inicio em meados no cecarios doutrinarios cristão.

marcelino S.D.R disse...

Socialismo cristão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O socialismo cristão é um movimento político de esquerda que defende simultaneamente ideais cristãos e socialistas. Os millitantes deste movimento advogam que o socialismo e o cristianismo estão ambos interligados e são compatíveis um com o outro. Este movimento tinha a intenção de harmonizar (trabalhador e patrão) em uma sociedade mais justa e pode incluir também na sua ideologia a Teologia da Libertação.
O socialismo de matriz cristã, comumente denominado pelos católicos de Movimento Social Cristão ou Movimento Cristão Social, teve o seu início em meados do Século XIX, nas obras de vários doutrinários cristãos (ex: Henri de Saint Simon, Lamennais, Albert de Mun, Frederick Denison Maurice, Charles Kingsley, Thomas Hughes, Frederick James Furnivall, Adin Ballou e Francis Bellamy). Estes escritores propunham um socialismo novo, baseado nos ideais do cristianismo, oposto à luta de classes e ao ateísmo, mas preocupado com as reivindicações das classes pobres e trabalhadoras, propondo um governo mais justo e uma sociedade mais equilibrada. Este novo socialismo, afastado do materialismo marxista, defende as organizações sindicais, as lutas dos trabalhadores em prol de melhores condições de trabalho e de vida e a justiça social.
O socialismo cristão desenvolveu-se, mais tarde nos círculos católicos, como um ramo ou variante progressista da catolicismo social no qual o socialismo cristão ganhou muita força após a encíclica "Rerum Novarum" do Papa Leão XIII (1891), que em oposição ao socialismo de Proudhon e, mais tarde, ao marxismo ou socialismo científico, mas opondo-se também e de igual modo ao capitalismo, o catolicismo social recusa a luta de classes, promove a colaboração entre patrões e trabalhadores e prega a aplicação da doutrina católica e a intervenção do Estado para corrigir os males criados pela industrialização, criando uma maior justiça social e uma distribuição mais equitativa da riqueza produzida e pretendia assim constituir uma resposta cristã para a questão social alternativa à corrente dominante da Associação Internacional dos Trabalhadores (depois Internacional Socialista).
Na encíclica Rerum Novarum, o Papa reconhece a gravidade das questões sociais provocadas pelo capitalismo, pelo que só os valores cristãos poderiam corrigir esses males sociais. Mas, ao mesmo tempo, ele colocou-se contra quaisquer alternativas igualitárias, revolucionárias, ao afirmar que "a teoria socialista da propriedade colectiva deve absolutamente repudiar-se como prejudicial àqueles membros a que se quer socorrer, contrária aos direitos naturais dos indivíduos, como desnaturando as funções do Estado e perturbando a tranquilidade pública." (Rerum Novarum, n. 7) No entender dos teóricos do socialismo cristão, o cristianismo tem em si mesmo valores socializantes, pelo que o capitalismo é reconhecido como contrário aos valores da fé cristã.
Em Portugal, o socialismo cristão teve início com a Acção Católica Portuguesa, de onde sairam mais tarde líderes do MDP/CDE e da Juventude Operária Católica (JOC). Actualmente, o socialismo cristão está no Portugal pro Vida.
No Brasil, o socialismo cristão está representado por políticos como Marina Silva, candidata à presidência pelo PV nas eleições de 2010.

alunos:Marcelino,Gisele,Ester e Thaisa.
Nº:6,8,26 E 36.

Izabella disse...

Izabella disse: Socialismo Científico
Socialismo cientifico ou Socialismo marxista foi criado por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895),quando estes desenvolverama teoria socialista,partindo da análise crítica e científica do próprio capitalismo,em reação contrária as idéias espiritualistas,românticas,superficiais e ingênuas dos utópicos.
Ao contrario dos utópicos.Marx e Engels não se preocuparam em pensar como seria uma sociedade ideal. Preocuparam-se em primeiro lugar, em compreender a dinâmica do capitalismo e para tal estudarem a fundo suas origens , a acumulação prévia de capital,a consolidação da produção capitalista e mais importantes suas contradições.
Os princípios básicos que fundamentam o socialismo marxista podem ser em quatro teorias centrais:
. A teoria da mais-valia,onde se demonstra a maneira pela qual o trabalhador é explorado na produção capitalista;
. A teoria do materialismo histórico,onde se evidencia que os acontecimentos históricos são determinados pelas condições matérias (econômicas) da sociedade;
. A teoria da luta de classes , onde se afirma que a história da sociedade humana é a história da luta de classes, ou conflito permanente entre exploradores e explorados;
. A teoria do materialismo dialético,onde se pode perceber o método utilizado por Marx e Engels para compreender a dinâmica das transformações históricas.Assim como,por exemplo,a morte é a negação da vida e esta contida na própria vida, toda formação social (escravismo,feudalismo,capitalismo) encerra em si os germes de sua própria destruição.
Componentes:Aline,Daiana,Izabella,Sayrah.
Turma:73 Numeros:03,13,22 e 35
Professora:Especialista Ilma Araujo.

Izabella disse...

Izabella disse: Socialismo Científico
Socialismo cientifico ou Socialismo marxista foi criado por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895),quando estes desenvolverama teoria socialista,partindo da análise crítica e científica do próprio capitalismo,em reação contrária as idéias espiritualistas,românticas,superficiais e ingênuas dos utópicos.
Ao contrario dos utópicos.Marx e Engels não se preocuparam em pensar como seria uma sociedade ideal. Preocuparam-se em primeiro lugar, em compreender a dinâmica do capitalismo e para tal estudarem a fundo suas origens , a acumulação prévia de capital,a consolidação da produção capitalista e mais importantes suas contradições.
Os princípios básicos que fundamentam o socialismo marxista podem ser em quatro teorias centrais:
. A teoria da mais-valia,onde se demonstra a maneira pela qual o trabalhador é explorado na produção capitalista;
. A teoria do materialismo histórico,onde se evidencia que os acontecimentos históricos são determinados pelas condições matérias (econômicas) da sociedade;
. A teoria da luta de classes , onde se afirma que a história da sociedade humana é a história da luta de classes, ou conflito permanente entre exploradores e explorados;
. A teoria do materialismo dialético,onde se pode perceber o método utilizado por Marx e Engels para compreender a dinâmica das transformações históricas.Assim como,por exemplo,a morte é a negação da vida e esta contida na própria vida, toda formação social (escravismo,feudalismo,capitalismo) encerra em si os germes de sua própria destruição.
Componentes:Aline,Daiana,Izabella,Sayrah.
Turma:73 Numeros:03,13,22 e 35
Professora:Especialista Ilma Araujo.

marcelodandao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marcelodandao disse...

O socialismo utópico: O pensamento socialista foi primeiramente formulado por Saint Simon, Charles Fourier, Louis Blanc, Robert Owen.O socialismo defendido por esses autores foi, mais tarde, denominado de socialismo utópico por seus opositores marxistas (os quais, por oposições, se autodefendiam socialistas “cientifico ``), e vem de fato de seus teóricos exporem os princípios de uma sociedade ideal sem indicar os meios para alcançá-la. Os socialistas utópicos acreditavam que a implantação do sistema socialista ocorreria de forma lenta e gradual, estruturada no pacifismo, inclusive na boa vontade da própria burguesia.
O socialismo cientifica: Socialismo cientifico ou Socialismo marxista foi criado por Karl Max e Friedrich Engels, ao contrário dos utópicos, Marx e Engels não se preocuparam em pensar como seria uma sociedade ideal. Preocuparam-se, em primeiro lugar, em compreender a dinâmica do capitalismo e para tal estudaram a fundo suas origens, a acumulação prévia de capital, a consolidação da produção capitalista e, mais importante , suas contradições. Perceberam que o capitalismo seria, inevitavelmente, superado e destruído. E, para eles, isso ocorreria na medida em que, na sua dinâmica evolutiva , o capitalismo, necessariamente, geraria os elementos que acabariam por destruí-lo e que determinariam sua superação. Entenderam, ainda, que a classe trabalhadora agora completamente expropriada dos meios de subsistência, ao desenvolver sua consciência histórica e entender-se como uma classe revolucionária , teria um papel decisivo na destruição da ordem capitalista e burguesa.
O socialista cristão : O socialismo cristão um movimento político de esquerda que defende simultaneamente ideais cristãos e socialistas. Os militantes deste movimento advogam que o socialismo e o cristianismo estão ambos interligados e são compatíveis um com o outro. Este movimento tinha a intenção de harmonizar (trabalhador e patrão) em uma sociedade mais justa e pode incluir também na sua ideologia a Teologia da libertação.

Turma: 74
Aluno:Anderson Soares de Sousa
Número : 01

marcelodandao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Izabella disse...

Samilla disse: Socialismo Utópico
Socialismo Utópico é a primeira corrente do moderno pensamento filosófico socialista surgida no primeiro quartel do século XIX e que desenvolvia conceitos e idéias definidas como utópicas para os pensadores do moderno socialismo não reconheciam autoridade externa além de subordinar a religião a ciência .
O cenário de nascimento do socialismo utópico a França do inicio do século XIX abundavam crises provocadas pelo avanço do sistema liberal que produzia miséria em serie proporcionando precárias condições de vida aos cidadãos.
Aluna:Samilla Costa
Turma:73

Lucas disse...

Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Baseado na concepção materialista e dialética da História, interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes. O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas. A luta comunista se resume à emancipação do proletariado por meio da liberação da classe operária, para que os trabalhadores da cidade e do campo, em aliança política, rompam na raiz a propriedade privada burguesa, transformando a base produtiva no sentido da socialização dos meios de produção, para a realização do trabalho livremente associado - o comunismo -, abolindo as classes sociais existentes e orientando a produção - sob controle social dos próprios produtores - de acordo com os interesses humanos-naturais.

Fruto de décadas de colaboração entre Karl Marx e Friedrich Engels, o marxismo influenciou os mais diversos sectores da atividade humana ao longo do século XX, desde a política e a prática sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos e econômicos. O marxismo foi utilizado desvirtuadamente como base para as doutrinas oficiais utilizadas nos países socialistas, nas sociedades pós-revolucionárias.

No entanto, o marxismo ultrapassou as idéias dos seus precursores, tornando-se uma corrente político-teórica que abrange uma ampla gama de pensadores e militantes, nem sempre coincidentes e assumindo posições teóricas e políticas às vezes antagônicas, tornando-se necessário observar as diversas definições de marxismo e suas diversas tendências, especialmente a social-democracia, o bolchevismo, o esquerdismo e o comunismo de conselhos.
alunos:Lucas diniz, Silmayra, klissia.
nº 25, 19, 35.
turma:74

Lucas disse...

socialismo cristão é um pensamento e um movimento político que defende doutrinas e ideais de esquerda, cristãos e socialistas. O socialista cristão age interligando o socialismo e o cristianismo no objetivo de construir uma sociedade mais justa.

Em 1891, por meio da encíclica “Rerum Novarum”, o papa Leão XIII, conhecido como o Papa do proletariado, se opõe à luta entre classes, à doutrina marxista e, ao mesmo tempo, mesmo reconhecendo a propriedade privada, condena os abusos do capitalismo selvagem.

Nessa encíclica ainda há o estabelecimento dos direitos e deveres de patrões e operários dentro dos princípios da justiça e da caridade. A compreensão e o amor entre empregados e empregadores seria a principal base para a justiça social.

A “Rerum Novarum” consagra a doutrina social da Igreja Católica, repudia a doutrina marxista por considerar o socialismo falso e injusto por desestimular o trabalho, gerar conflitos e miséria. Desde o século XIX, pensadores católicos começaram a propor a ideia de um socialismo novo oposto ao ateísmo que considerasse as reivindicações das classes pobres e operárias.

O socialismo cristão é oposto ao socialismo materialista marxista e tem sua raiz na encíclica do papa Leão XIII, de pensadores como Henri de Saint Simon, Lamennais, Albert de Mun, Frederick Denison Maurice, Charles Kingsley, Thomas Hughes, entre outros.

Esses autores elaboraram as bases do Movimento Social Cristão, também conhecido como Movimento Cristão Social. O socialismo cristão defende intervenções do Estado no mercado e na sociedade como a principal maneira de mitigar perdas sociais e males gerados por uma industrialização socialmente irresponsável.

Ao ser favorável à propriedade privada, a “Rerum Novarum” disserta:

“a teoria socialista da propriedade colectiva deve absolutamente repudiar-se como prejudicial àqueles membros a que se quer socorrer, contrária aos direitos naturais dos indivíduos, como desnaturando as funções do Estado e perturbando a tranquilidade pública.”

(Rerum Novarum, n. 7)

A própria Igreja Católica considera os seus valores religiosos como valores naturalmente socializantes, sendo o capitalismo considerado algo oposto aos valores e à fé cristã. Os valores sociais cristão se ampliaram na década de 60, a partir do Concílio Vaticano II no período de 1962 a 1965, onde houve a reafirmação da postura política da igreja pelo social, sendo essa postura exercida pelos cristãos.
alunos:Mayra, Leilany, kelly
nº05 23 29
turma 74

Leonardo Dutra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonardo Dutra disse...

Solialismo Utopico

Desde o século XVI, autores como Thomas More e Tommaso Campanella (1568-1639) imaginavam uma sociedade de iguais. Na França do século XVIII, o revolucionário Gracchus Babeuf (1760-1797) escreve o Manifesto dos Iguais que coloca o abismo que separa a igualdade formal da tríade “liberdade, igualdade, fraternidade” e a desigualdade real.

No século XIX, com as condições econômicas e o capitalismo se desenvolvendo desde a revolução industrial, as cidades incham de proletários com baixos salários. As críticas ao liberalismo resultam da constatação de que a livre concorrência não trouxe o equilíbrio prometido e, ao contrário, instaurou uma ordem injusta e imoral.

As novas teorias exigem então a igualdade real e não apenas a ideal. Em 1864 é fundada em Londres a Associação Internacional dos Trabalhadores, mais tarde conhecida como Primeira Internacional (face à segunda, terceira e quarta, constituídas posteriormente), visando a luta para emancipação do proletariado. Esta união de grupos operários de vários países europeus teve em Marx seu principal inspirador e porta-voze, tendo este lhe dedicado boa parte do seu tempo. Na França, o pensamento socialista teve como porta-vozes Saint-Simon, Fourier e Proudhon.
Turma:73
Aluno:Leonardo Dutra Ferreira

Unknown disse...

Os socialistas utópicos acreditavam que a implantação do sistema socialista ocorreria de forma lenta e gradual, estruturada no pacifismo, inclusive na boa vontade da própria burguesia.
O nome vem da obra Utopia de Thomas More (1478-1535), a derivação utópico pode ser entendida como lugar que não existe, imaginário. Os primeiros socialistas que propuseram a construção de uma sociedade igualitária foram posteriormente definidos como utópicos.Dom Pedro III também ajudou a criar o chapéu de Abraham Washinton Droga......me caguei
Aluna:Laila,laricia,Jennifer t:74
N:21,22,16

Izabella disse...

Ingrid disse:Socialismo Cientifico
O socialismo cientifico ou socialismo marxista representou o mais bem sucedido conjunto de idéias destinadas a explicar os mecanismo da exploração capitalista propor aos trabalhadores um projeto de luta coerente e possível e indicar a superação futura das desigualdades, pela construção de uma sociedade mais justa processo tido como inevitável.
Aluna:Ingrid Lohanna Dutra Sampaio
Numero:20 Turma:73

Unknown disse...

Eu quero o conceito o pensamento social cristao

Unknown disse...

Eu quero o conceito o pensamento social cristao