CENTRO EDUCA MAIS SALUSTIANO
TRINDADE AULA E ATIVIDADE
AVALIATIVA 1º
PERÍODO PROFESSORA: Esp. Ilma Araújo |
NOTA: |
|||||||||||
ALUNO (A): |
||||||||||||
DATA: |
SERIE: 2 |
TURMA: |
|
|||||||||
CONTEÚDOS: ILUMINISMO
E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL |
||||||||||||
INSTRUÇÕES PARA APRECIAÇAO DA AULA E
REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO (NÃO UTILIZADO NO PERÍODO NÃO PRESENCIAL) •
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER RESPONDIDA DE
CANETA AZUL OU PRETA. NÃO SERÁ PERMITIDO O USO DE LÁPIS, GRAFITE E
CORRETIVO. • NAS QUESTÕES
OBJETIVAS, AS RESPOSTAS DEVEM SER MARCADAS COM (x). ASSISTA O VIDEO E RESPONDA: https://www.youtube.com/watch?v=lb5HzEROanQ (movimento iluminista) https://www.youtube.com/watch?v=llakp3lUC54
(vídeo sobre revolução industrial) 1-Todo processo de industrialização é necessariamente
doloroso, porque envolve a erosão de padrões de vida tradicionais. Contudo, na
Grã-Bretanha, ele ocorreu com uma violência excepcional, e nunca foi
acompanhado por um sentimento de participação nacional num esforço comum. Sua
única ideologia foi a dos patrões. O que ocorreu, na realidade, foi uma
violência contra a natureza humana. De acordo com uma certa perspectiva, esta
violência pode ser considerada como o resultado da ânsia pelo lucro, numa época
em que a cobiça dos proprietários dos meios de produção estava livre das
antigas restrições e não tinha ainda sido limitada pelos novos instrumentos de
controle social. Não foram nem a pobreza, nem a doença os responsáveis pelas
mais negras sombras que cobriram os anos da Revolução Industrial, mas sim o
próprio trabalho. (Edward P. Thompson. A formação da classe operária inglesa,
vol. 2, 1987. Adaptado.) O texto afirma que a Revolução Industrial (A) aumentou os lucros dos capitalistas e
gerou a convicção de que era desnecessário criar mecanismos de defesa e
proteção dos trabalhadores. (B)
provocou forte crescimento da economia britânica e, devido a isso, contou com
esforço e apoio plenos de todos os segmentos da população. (C) representou mudanças radicais nas
condições de vida e trabalho dos operários e envolveu-os num duro processo de
produção. 2-O escritor inglês Charles Dickens publicou o romance “Oliver
Twist”. Abaixo, estão reproduzidos os primeiros parágrafos desse texto de
Dickens: “Dentre os vários monumentos públicos que enobrecem uma cidade de
Inglaterra, cujo nome tenho a prudência de não dizer, e à qual não quero dar um
nome imaginário, um existe comum à maior parte
das cidades grandes ou pequenas: é o asilo da mendicidade. Lá em certo
dia, cuja data não é necessário indicar, tanto mais que nenhuma importância
tem, nasceu o pequeno mortal que dá nome a este livro. Muito tempo depois de
ter o cirurgião dos pobres da paróquia introduzido o pequeno Oliver neste vale
de lágrimas, ainda se duvidava se a pobre criança viveria ou não; se
sucumbisse, é mais que provável que estas memórias nunca aparecessem, ou então
ocupariam poucas páginas, e deste modo teriam o inapreciável mérito de ser o
modelo de biografia mais curioso e exato que nenhum país em nenhuma época
jamais produziu.” (Charles Dickens, Oliver Twist, Tradução de Machado de Assis
e Ricardo Lísias, 1ª. ed., São Paulo, Hedra, 2002.) Considerando a passagem
acima, assinale a alternativa que indica corretamente as características do
período a que Dickens se refere. A) Crescimento urbano e pobreza que
acompanharam o desenvolvimento material da revolução industrial. B) Revolução comercial, reforma protestante
e surgimento de uma nova ética de trabalho.
C) Crise econômica do feudalismo e ascensão
das ideias científicas do liberalismo. 3-Marque a sequência correta dos fatos 1-"A população, quando não controlada,
aumenta numa razão geométrica. A subsistência aumenta apenas em proporção
aritmética... Isso significa um controle forte e constante sobre a população,
provocado pela dificuldade de subsistência. Essa dificuldade deve recair em
alguma parte e deve necessariamente ser fortemente sentida por grande parte da
humanidade......" 2-Riquezas das Nações, segundo o autor
desta obra seria o trabalho. 3- A ideia central da doutrina é que a
“história das sociedades humanas é a história da luta de classes”. 4- A Igreja toma posição sobre as ideias
socialistas por meio da Encíclica “Rerum Novarum” do Papa Leão XIII a)1-Malthus,2-Adam Smith,3-Karl
Marx,4-Socialismo Cristão. b) 1-Karl Marx,2-Adam
Smith,3-Malthus,4-Socialismo Cristão. c) 1-Adam Smith,2- Malthus ,3-Karl
Marx,4-Socialismo Cristão. 4- As grandes revoluções burguesas do século XVIII refletem,
em parte, algumas ideias dos filósofos iluministas, dentre as quais podemos
destacar a que A) apontou a necessidade de limitar a
liberdade individual para impedir que o excesso degenerasse em anarquismo. B) acentuou que o Estado não possui poder
ilimitado, o qual nada mais é do que a somatória do poder dos membros da
sociedade. C) visou defender a tese de que apenas a
federalização política é compatível com a democracia orgânica. 5-Cite as principais consequências da revolução industrial
6-Como era a vida dos trabalhadores nas fabricas no período da
revolução industrial Analise as colunas abaixo, onde constam os nomes de alguns
filósofos do iluminismo de um lado, e suas obras de outro.
Indique a alternativa que correlaciona corretamente as duas
colunas. a. I-c; II-d; III-b; IV-a. b. I-d; II-c; III-a; IV-b. c. I-d; II-c; III-a; IV-b. d. I-b; II-d; III-a; IV-c.
e. I-c; II-a; III-d; IV-b. 8- “O homem nasce livre, e
por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não
deixa de ser mais escravo do que eles (…) A ordem social é um direito sagrado
que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da
natureza: funda-se, portanto, em convenções.”J.J. Rousseau, Do contrato social.
in: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 22. A respeito da citação de
Rousseau, é correto afirmar: a) Aproxima-se do
pensamento absolutista, que atribuía aos reis o direito divino de manter a
ordem social. b) Filia-se ao pensamento
cristão, por atribuir a todos os homens uma condição de submissão semelhante à
escravatura. c) Filia-se ao pensamento
abolicionista, por denunciar a escravidão praticada na América, ao longo do
século XIX. d) Aproxima-se do
pensamento anarquista, que estabelece que o Estado deve ser abolido e a
sociedade, governada por autogestão. e) Aproxima-se do
pensamento iluminista, ao conceber a ordem social como um direito sagrado que
deve garantir a liberdade e a autonomia dos homens.
9-Como se deu as lutas dos
operários na revolução industrial
10-As ideias iluministas
dão base ideológica para quais movimentos na França, Estados Unidos e Brasil?
10-Faça um resumo dos
principais teóricos iluministas deixando em destaque suas obras e o que eles
defendiam a) Voltaire (1694-1778) b) Jean-Jacques
Rousseau (1712-1778) c) Diderot e D'Alembert d)
Adam
Smith e) Montesquieu
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário