quarta-feira, 18 de abril de 2012

Crise de 1929: porque essa crise culminou com a segunda guerra mundial? Direcionada aos alunos do Justino Pereira do 3 ano do turno matutino.

25 comentários:

Stephanny Souza disse...

Quando se findou a primeira guerra mundial,os EUA era responsável por quase 50% da produção da industria mundial.Os EUA criou um novo estilo de vida chamado American way of life,este estilo de vida se caracterizava pela aquisição de eletros,automóveis e produtos industrializados.Os outros países admiravam o estilo de vida americano.
Os EUA acelerou o ritmo da produção industrial,começaram a produzir bastante,que chegou a superprodução e como a guerra já havia terminado os países europeus voltaram a organizar e desenvolver sua estrutura produtiva e com isso acabaram reduzindo s importações de produtos americanos,e os EUA continuava produzindo,e isso gerou a crise,pois eles produziram tanto e não tiveram para onde exportar então a bolsa de valores de Nova York quebrou,e ficou conhecido como CRACK ou CRASH de 1929.
Com a quebra da bolsa de valores 15 milhões de pessoas ficaram desempregadas,as ações das grandes empresas sofreram uma queda vertiginosa,perdendo quase todo o seu valor financeiro.
A quebra desta Bolsa afetou o mundo inteiro,pois os EUA era a potência da época.
O Brasil foi afetado,pois dependia dos EUA para exportar o café e como os EUA não estava comprando nem vendendo,o Brasil acabou que sofrendo um grande desastre no mercado consumidor da classe cafeicultora,que acabou abalando as estruturas politicas da República Velha e abrindo caminho para a revolução de 1930 que levaria Getúlio Vargas ao poder.
Mas os EUA criou uma medida de reação a crise o New Deal,nos primeiros anos do governo do presidente Franklin Delano Roosevelt,o New Deal,foi um conjunto de medidas destinadas a superação da crise.
Então estende-se por crise de 1929,ou Crash/crack ou grande depressão, o período em que os EUA,superproduziu e não teve como exportar a bolsa de valores quebrou,e os EUA se enfraqueceu mas logo se criou uma medida para se superar da crise.

Karliene Stefany T:302 n:17

ilma araujo disse...

Durante a primeira guerra mundial a economia norte-americanaestava em pleno desenvolvimento.As indústrias dos EUA produziam exportavam em grandes quantidades principalmente para os países europeus Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.

Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.
em outubro de 1929 percebendo desvalorização a desvalorização das ações de muitas empresas houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas, passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.

aluno:GILMAR,RONILSON TURMA:302

ilma araujo disse...

A Grande Depressão, também chamada por vezes de Crise de 1929, foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.

O dia 24 de outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, mas a produção industrial americana já havia começado a cair a partir de julho do mesmo ano, causando um período de leve recessão econômica que se estendeu até 24 de outubro, quando valores de ações na bolsa de valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, desencadeando a Quinta-Feira Negra. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Essa quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando grande inflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram o fechamento de inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego. O colapso continuou na segunda-feira negra (o dia 28 de outubro) e terça-feira negra (o dia 29).
Daiane,Samila,Eduardo,Vanessa turma 302

ilma araujo disse...

A crise de 1929
O ano de 1929 pode ser considerado o marco de uma das maiores crises da história do capitalismo. Foi o ano em que os Estados Unidos foram abalados por uma grande crise econômica que repercutiu no mundo inteiro.
No final da década de 20, a produção norte-americana atingiu o ritmo de crescimento muito maior do que a demanda por seus produtos gerando uma crise de super produção. Em 1929 os Estados Unidos conheceram uma profunda crise econômica com a queda da bolsa de valores de Nova York; que gerou uma grave crise interna, um auto índice de desemprego e que acabou afetando vários países do mundo.
“Quinta- feira negra”
A crise atingiu o mercado de ações e em 24 de outubro de 1929, a quinta- feira negra ocorreu o crack (quebra) da bolsa de valores que as grandes empresas americanas negociavam suas ações com a crise. Muitas empresas foram a falência e o valor das ações na bolsa caiu assustadoramente de um dia para o outro.
Muitas pessoas perderam grandes somas de dinheiro com isso. Houve pânico, desespero, tendo ocorrido até mesmo, numerosos casos de suicídio o desemprego também ocorreu.
Com o governo do presidente Roosevelt os Estados Unidos adotaram um conjunto de medidas socioeconômicas para superar a crise. Foi New Deal inspirado nas ideias do economista inglês Jhon Keynes.
Alunas: Suellen Brito, Rafaela da Silva, Milena, Danielle, Francinalda. T-302

ilma araujo disse...

O ano de 1929 pode ser considerado o marco de uma das maiores crises da história do capitalismo. Foi o ano em que os Estados Unidos foram abalados por uma grave crise econômica que repercutiu no mundo inteiro.
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918),os Estados Unidos, foram os principais fornecedores dos países europeus, exportando grandes quantidades de produtos industrializados, alimentos e capitais (sob a forma de empréstimos).
No pós-guerra, os Estados Unidos, tornaram-se a maior potência econômica do mundo. Em 1920, a indústria norte-americana produzia quase 50% de toda a produção industrial do mundo. Por quase toda a década de 20, a prosperidade econômica gerou nos norte-americanos um clima de grande euforia e de consumo desenfreado, gerando o modo de vida americano (American way of life), como modelo de progresso. Viver bem significava consumir cada vez mais.
Porém, no final da década de 20, a produção norte-americana atingiu um ritmo de crescimento muito maior do que a demanda por seus produtos, gerando uma crise de superprodução.Hudson Oliveira Turma:302

ilma araujo disse...

A crise de 1929
Após a primeira guerra mundial,os Estados Unidos se consolidaram com a maior potência econômica do mundo, responsável por 50% da produção industrial mundial. Abastecia seus mercados internos,o mercado europeu e o mercado latino-americano. Nessa época desenvolveu-se o american way of life(estilo de vida americana,caracterizado pelo alto consumo).
A partir de 1925, a Europa iniciou seu retorno á industrialização,em vários setores,químico,mecânicos e elétricos. tal recuperação promoveu exesso de produção ,o que levou a uma crise econômica americana. em 1929 ocorreu que milhões de pessoas a serem demitidos,por causa da queda das bolsas de valores de Nova York
thalles,jose turma 302

ilma araujo disse...

A crise de1929 1 acrise de super producao a prosperidade americana ; terminada a primeira guerra . mundial ,os estados unidos eram a maior potẽncia economica do mundo ,responsável por 50% da producao industrial do mundo nessa época desenvolveu-se o american way of life .a crise de 1929 com a recuperacao européia a partir de 1925, desenvolveu-se uma crise de superproducao dentro da economia americana. os preços cairam e as industrias demitiram milhoẽs de trabalhadores.em 29 de outubro de 1929 aconteceu a queda violenta de milhões de ações da bolsa de valores de nova york (o crak) levando impresas e bancos a falẽncia.o new deal o programa de reformas americano; com o governo do presidente roosevellt,os estados unidos adotaram um conjunto de medidas.
keldson lays nilcemary

ilma araujo disse...

A crise de 1929

Em Outubro de 1929 teve início a pior crise econômica da história dos EUA e do mundo capitalista:A grande depressão.
Terminada a primeira guerra mundial,o EUA entraram na era dos grandes negócios.Por causa disso,o crescimento industrial da década de 1920 foi desordenada.A febre dos negócios,baseada na especulação,provocou a crise de 1929.
Os principais fatos que detonaram a crise de 1929,foram:
-A super produção de mercadorias;
-A saturação e a limitação dos mercados consumidores;
-A expansão desmedida do crédito;
-O descompaso entre a agricultura e a indústria,
A terça-feira negra, a Bolsa de Nova York,centro de capitalismo entrou em crash,quebrou.A crise de 1929 resultou de um desequilíbrio entre o baixo poder aquisitivo dos consumidores e a super produção descontrolada.
O capitalismo liberal enfrentou sua primeira grande crise e estava com os dias contados.Fortunas se desfizeram do dia para a noite.
O impacto do crash para a econômia norte-americana foi catastrófico.A renda nacional reduziu-se a metade.O resultado emediata da crise foi a elevação de números de desempregados:Milhões de norte-americanos perderam seus postos de trabalho.
A grande depressão propagou-se rapidamente para outros países que mantinham relações comerciais com os EUA ou contavam com investimentos do capital norte-americano.Quase toda a Europa e a América Latina foram atingidas pela queda da Bolsa de Nova York.O comércio mundial desabou.Bancos e indústrias fecharam.A produção industrial das principais nações capitalista caiu em até 50%
Laysa Sâmia e Gilmara Pinheiro, Turma 302

ilma araujo disse...

De 1920-1929, os americanos compraram ações de diversas empresas. De repente o valor das ações começou a cair. Os envestidores quiseram vender as ações, mas ninguem queria comprar devido ao desemprego.Esse periodo ficou conhecido como a Grande Depressão e os loucos anos 20.Com a quebra da bolsa os valores despencaram,deixando os papéis praticamente sem valor,acabando com o sonho de muitos investidores.
Alguns dos fatores que contribuíram para essa crise foram:
A super produção agricola: formou-se um excedente de produção agricola nos EUA.
Diminuição do Consumo: a indútria americana cresceu muito, porém o poder aquisitivo da população não acopanhava esse crescimento.
Livre Mercado: cada empresario fazia o que queria e ningúem se metia
Para tentar recontruir a economia americana foi criado um plano de governo chamado New Deal que foi um programa de recuperação economica proposto pelo governo do presidente Franklin Delano Roosevelt entre 1933 e 1945.
Alunas:Any Carolina,Brenda,Rafaela,Rayane,Sandriene, Suellen Cristine.Sala:302

ilma araujo disse...

A crise de 1929
No dia 24 de outubro os preços das ações na Bolsa de Valores de Nova York de tal forma que elas mão valiam mais nada
Esse fato entrou para a história como crack da Bolsa de Nova York.
Com a desvalorização das ações, ocorreu falências generalizadas entre as empresas, acarretando desemprego em massa. A população norte-americana estava na miséria, a crise foi global. Países exportadores de matéria prima sofreram o desaquecimento mundial econônomica.
A prosperidade americana terminada a primeira Guerra mundial, Os Estados Unidos eram a maior potência econômica do mundo nessa epóca,desenvolveu-se a American way of life.
A crise de 1929; com a recuperação Europeia a partir de 1925, desenvolveu-se uma crise de super produção dentro da americana. Os preços caíram e as indústrias demitiram milhões de trabalhadores. Em 29 de outubro de 1929 aconteceu a queda violeta de milhões de ações da Bolsa de Nova York (o crack ) levando empresas e bancos a falência .




Componentes: Caroline,Juliana, Mônica , Malena
sala 303
n , 22, 7,17, 25

allan disse...

A CRISE de 1929
1.A crise de superprodução
Em 1929, os Estados Unidos conheceram uma profunda crise econômica, com a queda de bolsa de valores de Nova York, que gerou uma grave crise interna , um alto indice de desemprego e que acabou afetando vários países do mundo.

Causas : até por volta de 1925, os países europeus lutavam com as dificuldades para reconstuir a Europa, arrasada pela guerra.A medida que a reconstrução da Europa foi se reorganizando,Inglaterra, Alemanha e França procuraram atualizar seus parques industrias e tomaram uma série de medidas protecionistas para reduzir as importações norte-americanas.

Ao se aproximar o ano de 1929, os Estados Unidos produziam uma enorme quantidade de mercadorias para as quais não existiam compradores.Os preços das mercadorias despencavam e mesmo assim, não encontravam consumidores. A queda do comércio interno ocorreu porque os trabalhadores, quer eram boa parte da população ,recebiam baixos salários e não tinham recursos para comprar muitos produtos.

Os industriais perceberam então , a necessidade de reduzir o ritmo da produção para isso precisavam demitir milhões de trabalhadores. No decorrer da crise, o número de desempregados nos Estados Unidos atingiu mais de 15 milhões de pessoas.Alunos: Ana Paula Ribeiro, Allan Madeira, Marcia Vilas boas, Rainara Dos Santos , Dalila Cunha.
Números:02,01,23,28,09. Turma: 303.

Mônica Gracielle disse...

A CRISE DE 1929.

É muito comum ouvir dizer que a crise de 1929 teria sido resultado da quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em outubro daquele ano.
Mas a queda da Bolsa não provocou a crise, antes foi um sintoma do problemas que já vinham de longa data e que se prologaram ainda por muitos anos após 1929.

Tão longo, '' A produção de guerra'' teve fim, a situação se equilibrou, e de 1922 a 1929, assistiu a um período de produção em massa, que gerou, principalmente nos, Estados Unidos, a expectativa de que a prosperidade jamais teria fim. Isso se devia a produção nas linhas de montagem que garantia a fabricação de milhares de objetos iguais, com custo menor, e portanto acessíveis a grandes parcelas de populações.

Outro fator que produzia a ilusão da prosperidade sem fim era crédito fácil, que permitia até mesmo as famílias de baixa renda, adquirir as incontáveis mercadorias que as fábricas despejavam todo dia nas prateleiras de lojas e supermercados. Não se pode esquecer, também que a publicidade se tornou peça fundamental para incentivar as pessoas a consumir e, consequentemente, manter o sistema capitalista funcionando o pleno vapor.

No entanto, ao lado dessa aparência de prosperidade e crescimento, existiam situações e pesssoas cuja atuação mostrava outro lado da moeda. Era o caso dos gângsteres e dos mafiosos, que enriqueciam graças a produção clandestina de bebidas alcóolicas (a lei seca fora aprovada em 1920, proibindo o consumo de tais bebidas), aos cassinos, a prostituição, a venda de drogas.







Alunas-Bunna nayane, Larissa Ferreira, Mônica Gracielle e Rayza.
Nº- 04, 18, 24.

allan disse...

A Crise de 1929.

Esta foi uma crise econômica que atingiu os EUA, estendendo-se em seguida a todo o mundo capitalista. Pôs fim aos felizes anos 20 (rolling twenties), época de bonança econômica e culto ao dinheiro nos EUA e nos países da Europa.

A crise teve início em 1929, e persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada a pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. Este período de recessão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.

Além das graves consequências econômicas à crise financeira junta-se a crise de superprodução: apesar da descida dos preços, grande parte do mercado agrícola e industrial não tem compradores. Milhares de empresas têm de fechar, o desemprego aumenta brutalmente, provocando uma redução do poder de compra e uma redução da procura.
A rápida propagação da crise à Europa deveu-se, sobretudo à retirada de capitais, uma vez que desde a I Guerra, os bancos americanos faziam importantes investimentos na Europa e, além disso concediam importantes empréstimos. Com a eclosão da crise, os americanos procuram fazer regressar os seus capitais provocando uma grande perturbação na Europa. Muitos bancos, sobretudo na Áustria, Alemanha e na Inglaterra, faliram ou conheceram sérias dificuldades, o mesmo aconteceu com as empresas que necessitavam de empréstimos bancários para sobreviverem.


Carla Bianca, Samara, Gabriela
N° 05,35,13 Turma:303

allan disse...

A Crise de 1929:


Após a 1ª Guerra Mundial os Estados Unidos estava vivendo seu maior explendor , com grande relevância em seu setor socioeconômico.Com a quebra da bolsa de valores 15 milhões de pessoas ficaram desempregadas,as ações das grandes empresas sofreram uma queda vertiginosa,perdendo quase todo o seu valor financeiro.
A quebra desta Bolsa afetou o mundo inteiro,pois os EUA era a potência da época.
O Brasil foi afetado,pois dependia dos EUA para exportar o café e como os EUA não estava comprando nem vendendo,o Brasil acabou que sofrendo um grande desastre no mercado consumidor da classe cafeicultora,que acabou abalando as estruturas politicas da República Velha e abrindo caminho para a revolução de 1930 que levaria Getúlio Vargas ao poder. Porém, no ano de 1925 o país enfrentou uma grande crise de superprodução chamada de " Crise de 1929 " , a qual tornou o país em condisões financeiras precárias , os preços das indústrias caíram , e houve grande desempregos. Essas consequências fez com que o país adotasse um conjunto de medidas para reerguer seu setor socioeconômico. O plano New Deal estabeleceu medidas precisas para que a grande potência começasse a viver novamente sua excelência. Esse plano foi adotado por Roosevelt. Esse programa foi inspirado nas idéias do economista inglês Keynes. Rompendo com os princípios clássicos do liberalismo econômico, defendendo a intervenção do Estado na economia.




Alunos : Carlos Ítalo , Cassandra , Raquel dos Santos e Jéssica
Turma 303
*-*
Professora : Ilma

Palavras é expressar disse...

A Crise de 1929
E apos a 1ª guerra mundial a economia norte-americana entrou em uma fase de prosperidade ja que produzia os produtos americanos
.Aconteceu que quando esses paises que realmente foram afetados pela crise diminuiu tais exportações
Tambem foi uma grande crise do seculo XX . também conhecida como uma grande depreção da crise ecônomica mundial ,
afetando varios paises de grandes potências mundiais e reconhecimentos importantes na ecônomia .
com a recuperação europèia a parte de 1925 desenvoveu-se em uma crise , de super produção , dentro da ecônomia americana os preços cairam e as indrustrias demitiram , milhões de trabalhadores e em 29 de outubro de 1929 aconteceu a queda violenta de milhões de ações da bolsa de nova york ( o crack ) levando empresas e bancos a falencia .
A new deal
Foi o programa de recuperação ecônomica que propós pelo governo do presidente franklin delano roousevelt entre o ano de ( 1933 a 1945) .
baseava-se nas ideias dos economistas da decada decorrida os fatos sobre a novas ordens.
o carater inovador negava os principios ,do livre mercado as diretrizes do new deal levaram algumas medidas importantes do governo federativo interveção dos setores ecônimico e financeiros regulamentação das ativades da associação opéraria e do sindicatos.
As maiores potências que sofreram realmente a força da devastação da crise economica , foram os paises da europa .
porem os mais afetados foram os Estados unidos , pelo fato dele ser um grande referencial no poder ecônomico mundial




Alunos : Jarvisson Dias nº15 Tâmara nº37 williane nº40
Turma:303
Apoio: Esp.Ilma Araújo

ilma araujo disse...

A CRISE DE 1929
Durante a Primeira Guerra Mundial, a econômia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.
Após a guerra, não mudou, pois os países estavam voltados para reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações principalmente nos EUA. Tudo isso começou a mudar em 1920. Recontruídas, as nações europeias diminuiram. A importação de produtos industrializados e agrícolas.
Com a diminuição das importações, as indústrias norte-americana começaram aumentar os estoques de produtos, pois não vendiam como antes.
Em outubro de 1929, percebendo a "caída" das impresas, houve uma correria de envestimentos que pretendiam vender suas ações. Virou um caos, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Houve uma grande mudança, as pessoas ricas, passaram, da noite para o dia para a classe pobre.
A crise, também conhecida como " A Grande Depressão", foi a maior de todos os tempos. A crise acabou se espalhando por quase todos os continentes.
A crise de 1929 também afetou o Brasil. Os Estados Unidos era o maior comprador do café brasileiro, Com a crise os preços do café brasileiro caiu a importação deste produto diminuiu. Para não perder a valorizaçao excessiva, o governo brasileiro queimou e comprou toneladas de café. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira. A solução da crise surgiu no ano de 1933. No governo de Franklin Delano Roosevelt, foi colocado o plano New Deal. No plano econômico, o governo norte-americano passou a controlar a produção e os preços das indústrias e das fazendas. Com isso, o governo começou controlar a inflação e evitar a formação de estoque.
O programa foi tão bem sucedido, que no começo da década de 1940, a econômia norte-americana voltou a funcionar normalmente.


Alunos: Daniella Mendanha nº10 ; Nárlia Cristina nº26; Rogério Coutinho nº33 e Silvio de Jesus nº36
Turma: 303

allan disse...

HISTÓRIA DA CRISE DE 29. Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia Norte-Americana estava em pleno desenvolvumento. As indústrias dos EUA produziam e wxportavam em grandes quantidades, principalmente para os países europeus. Após a guerra o quadro nâo mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades , necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA.A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.
Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizações das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas, passaram, da noite para o dia, paea a classe pobre. O número de felências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores. A crise de 1929 também afetou o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação desse produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preç principal produto brasileiro da época...DAWYSON WENNEDE, EMERSON MATEUS. RICARDO RABELO.T: 303

ilma araujo disse...

A economia dos EUA ainda estava em desenvolvimento quando ocorreu a Primeira Guerra Mundial, o país produzia e exportava suas mercadorias, principalmente para os paises da Europa.
Após a guerra, os países europeus continuavam consumindo mercadorias norte-americana, ja que a preocupação principal era a reconstrução do que foi destruido durante o comflito. No final da década 20, com as cidades ja reconstruidas os paśes do continente europeu diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.
Com a queda na exportação de produtos para a Europa, a indústria passava à aumentar o estoque, a final, a oferta era maior do que a procura. Essas empresas possuíam suas ações na bolsa de valores, da qual milhões de pessosas eram investidoras.
Com a desvalozação das ações (1929), a economia dos EUA ja sentia o efeito da crise, pessoas ricas passaram, da noite pro dia, para a classe pobre.
Essa, que ficou conhecida como "A Grande Depressão", foi a maior crise econômica dos Estados Unidos, que mantinha relações comerciais com outros países, que acabaram afetados pela crise.
No Brasil, a crise foi sentida, uma vez que, o país tinha os EUA como principal comprador de café, assim o café foi desvalorizado. como resposta, o governo brasileiro e queimou parte do estoque da produção de café, para que o valor comercial não caísse em excesso. A parte boe foi que os cafeicultores passaram a investir na industria, alavancando a economia.
A solução se deu no governo de Franklin Delano Roosevelt, que passou à controlar a produção das industrias e das fazendas, pra que não houvesse acúmulo de estoque, assim, a inflação foi mantida sob controle.


ALUNOS:
BIANCA FERREIRA Nº03
GLEYDSON WILLIAN Nº14
LUIS EDUARDO Nº20
UANDELA SANTOS Nº38

TURMA: 303

CENTRO DE ENSINO JOSÉ JUSTINO PEREIRA

ilma araujo disse...

A CRISE DE 1929
Essa crise é a que talvez possamos de bolsa de valores que ocorreu no dia 29 de outubro de 1929 levando empresas e bancos a falência era um fator dominó que acontecia em quaisquer países,prejudicava de alguma forma o outro.
Os Estados Unidos foi um dos grades fornecedores dos paises europeus devido a isso os Estados Unidos pós-guerra tornou-se uma grande potência econômica do mundo.
Porém,no final da década de 20,a produção norte-americana atingiu um ritmo de crescimento muito maior do que a demanda por seus produtos,gerando uma crise de superprodução.
Os indústrias perceberam,então,a necessidade de reduzir o ritmo da produção.Para isso prescisavam demitir milhões de trabalhadores.O número de desempregados dos EUA,atingiu mais de 15 milhões de pessoas.
Muitos perderam grandes somas de dinheiro com isso houve pânico,desespero e até casos de suicídios.
dentro dessa crise,os EUA adotou um conjunto de medidas econômicas,o principal foi o New Ideal inspirado nas ideias do economista inglês John Keynes,rompendo a intervenção do Estado na economia.
E além disso houve a intervenção nos setores econômico e financeiro para a realização de obras públicas,novas autoestradas,barragens e trabalhos de saneamento urbano,a partir do recrutamento de milhares de desempregados nas grandes cidades.












Alunos(as):Adriano,Ana Paula,Ana Gabriela,Bruna,Denise Carvalho,Jéssica,Laena e Silmara Nascimento

Turma:301

ilma araujo disse...

A crise de 29 começou com a super produção, ou seja as industrias estavam produzindo mas nao havia quem o compra-se, com isso provocou oque pode se chamar de quinta-feira negra pois foi a pior crise econômica ate entao visto como resultado da crise de 29 ouve desvalorizacão de moedas falta de emprego em que atingiua a Europa por causa dessa crise teve-se que se tomar medidas para que a crise nao acabase totalmente com a econômia dos paises , em alguns paises da Europa por exemplo a Alemanha tiveram que implantar um regime autoritario que foi o nazismo, Adolf Hitler lider da Alemanha ja implantado o regime tentou com sucesso abaxou a taxa de desemprego no pais mas com sua ideologia implantou o preconceito contra Judeus, homossexuais,negros ou seja tinha ideologia que havia uma raça superior no caso a raça subsariana ou seja a raça branca ou alemã no caso da Italia pais tambem atingido pela crise de 29 com o Mussoline lider da Italia implantou-se o regime autoritario que pode ser chamado de facismo. Na Italia e na Alemanha assim como em outros paises da Europa a crise provocou estrago pois teve que se implantar regime para que houvese escape para o pais. O que começou nos Estados Unidos na bolsa de Nova York se alastrou pelo mundo, o lider da Alemanha ,Hitler apos suas medidas contra a crise a Polonia foi seu alvo Hitler, queria invadi-la o que foi o inicio para a segunda guerra mundial de um lado estava Hitler com a Alemanha e Japão do outros lado paises como o Estados Unidos defendendo seus interesses o resultado disso foi a guerra que durou de 1939 a 1945 onde a Alemanha saiu derrotada.

Alunos: Efemberg,Italo,Silmara Cardoso, Willamy,Joceilton
Turma: 301

thayron fernando disse...

Blogger tamer araujo disse...

A economia dos EUA ainda estava em desenvolvimento quando ocorreu a Primeira Guerra Mundial, o país produzia e exportava suas mercadorias, principalmente para os paises da Europa.
Após a guerra, os países europeus continuavam consumindo mercadorias norte-americana, ja que a preocupação principal era a reconstrução do que foi destruido durante o comflito. No final da década 20, com as cidades ja reconstruidas os paśes do continente europeu diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.
Com a queda na exportação de produtos para a Europa, a indústria passava à aumentar o estoque, a final, a oferta era maior do que a procura. Essas empresas possuíam suas ações na bolsa de valores, da qual milhões de pessosas eram investidoras.
Com a desvalozação das ações (1929), a economia dos EUA ja sentia o efeito da crise, pessoas ricas passaram, da noite pro dia, para a classe pobre.
Essa, que ficou conhecida como "A Grande Depressão", foi a maior crise econômica dos Estados Unidos, que mantinha relações comerciais com outros países, que acabaram afetados pela crise.
No Brasil, a crise foi sentida, uma vez que, o país tinha os EUA como principal comprador de café, assim o café foi desvalorizado. como resposta, o governo brasileiro e queimou parte do estoque da produção de café, para que o valor comercial não caísse em excesso. A parte boe foi que os cafeicultores passaram a investir na industria, alavancando a

ilma araujo disse...

Essa crise foi um marco de uma das maiores crises da história do capitalismo. Foi o ano em que os Estados Unidos passou por uma grave crise econômica que abalou o mundo inteiro,Durante a Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos, foi um dosos principais fornecedores dos países europeus, exportando grandes quantidades de produtos industrializados, alimentos e capitais. No periodo chamado pós-guerra, os Estados Unidos, tornaram-se a maior potência econômica do mundo. Em 1920, a indústria norte-americana produzia quase 50% de toda a produção industrial do mundo, o canho economico nos estados unidos gerou um clima de grande euforia e de consumo desenfreado, gerando o modo de vida americano (American way of life). Porém, no final da década de 20, a produção norte-americana atingiu um ritmo de crescimento muito maior do que a demanda por seus produtos, gerando uma crise de superprodução. Quando a oferta de prudutos é maior que a procura, os preços tendem a cair. e foi o que aconteceu. Mas,à medida que os preços caiam, os invertidores iam despejando as ações das empresas no mercado, até que muitos queriam vendê-las e poucos queriam conpralas. resultado: a bolsa de nova york quebrou e, com ela, toda a economia dos estados unidos entrou em bancarrota.
TURMA: 301 ALUNOS: JOSÉ RIBAMAR,EVANDRO ,GILCILENE,LAIANE E ANDRESA

ilma araujo disse...

"A CRISE DE 29"
Com o fim da primeira guerra mundial os EUA se tornou a maior potencia ecônomica do mundo os investidores norte-americanos centralizaram seus investimentos nos negócoos internos,afetandos os paises europeus,que passaram a ter dificuldades obter emprestimos de exportar mercadorias pra os EUA.
Como as industrias norte-americanas não diminuiram o ritmo de produção e os mercados europeus se retrairam,estabeleceu-se uma crise de superprodução quando a oferta de produtos é maior que a procura,os preços caírar a bolça de nova york quebrou e,com ela,toda a ecônomia dos Estados Umidosentrou em bamcarrota
A retratação do comercio internacionaç provocou milhares de falẽncia e concordatas deixando milhoẽs de pessoas desempregadas e causando sérios problemas sociais
Com isso nacionalistas mais radicais especialmente os de extrema-direita passaram a utilizar a crise ecônomica como justificativa para criticar o sistena liberal-capitalista,acusando-o de imcapaz de atender os anseios da população e a exigir políticas mais efetivas. Greves,protestos e manifestaçoẽs de ruia eclodiram em alguns países,como na Alemanha
A instabilidade poitica e ecônomica, os ressentimentos gerados pelo tratado de paz,os sentimentos revanchismo que essas medidas ocasionaram eo desemprego auxiliaram ma escalada dos movimentos políticos autorítarios e totalítarios.
Esses foram um dos fatores que cuminaram para a segunda guerra mundial.

TURMA 301
ALUNOS:
CAMILA N:09
DARLLEN N:10
GABRIEL N:17
HAYLLAANNY N:20
JULIANA N:27
SUANNY N:38
TAIS N:39

Rayssa.Belieber disse...

A crise de 1929

A produção industrial e agrícola dos Estados Unidos ampliava se progressivamente, sem que houvesse, contudo, condições para sustentar esse crescimento e manter os níveis de consumo. No plano interno, o poder aquisitivo da população não acompanhava o crescimento da produção e a oferta de mercadoria até 1929, por exemplo, o volume de produtos industriais. No plano interno, os países europeus, maiores consumidores dos produtos norte-americanos durante a guerra, aos poucos recuperavam sua economia e deixavam de importar produtos industrializados e grãos dos Estados Unidos.

A economia norte-americana se manteve graças apenas á grande disponibilidade de capitais no mercado. Isso estimulava a população a fazer compra a crédito, gerando uma febre de adquirir bens de consumo como carros e eletrodomésticos. Boa parte do consumo estava atrelada aos empréstimos que as instituições financeiras faziam aos consumidores.O consumo e aparente crescimento econômico gerava um clima de otimismo, que refletia nas bolsas de valores, com as ações subindo constantemente e gerando lucros vultosos para os investidores. Em busca de dinheiro fácil, pequenos investidores eram atraídos pelo mercado de ações, chegando inclusive a fazer empréstimos para aplicar nas bolsas.

A valorização das ações de muitas empresas, porem, não correspondia mais a realidade, devido á crise de superprodução. Assim, depois de varias oscilações no valor das ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, sobreveio a grande crise. No dia 24 de outubro de 1929, os negociadores de ações não encontraram compradores, o que provocou uma grande queda de preços das ações. De um dia para outro, muitos acionistas não tinham mais que papéis sem valor nas mãos.

Como os Estados Unidos eram a principal alavanca do comercio internacional, a crise de 1929 irradiou- se progressivamente por quase todo mundo. Sua difusão aconteceu devido ao refluxo das importações e exportações norte- americanas e a diminuição de investimento no exterior, com utilização dos capitais disponíveis para cobrir os prejuízos internos.

Aluna:Rayssa dos Santos n°28 T:302

ilma araujo disse...

Após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos iniciaram sua ascensão econômica e tornaram-se grande potência mundial: houve uma grande prosperidade no país, e as cotações na Bolsa de Valores de Nova York subiam continuamente. Os investidores de grande ou de pequeno porte aplicavam suas economias em títulos e ações da bolsa, às vezes, além do que seus capitais permitiam.
Mas, em fins da década de vinte, os Estados Unidos enfrentaram suas primeiras dificuldades. Isso devido os países europeus terem reerguido suas indústrias, além de restringirem suas importações e muitas vezes chegaram a não pagar as dívidas contraídas com os E.U.A., e com isso, a economia norte-americana entrou em colapso em todos os seus setores, principalmente nas cotações da Bolsa de valores.
Por isso ocorreu a crise da Bolsa de Valores de Nova York em 1929. Muitas fábricas e bancos faliram o que foi um desastre, e com isso esse momento histórico também ficou conhecido como a “Grande Depressão”. E sendo os Estados Unidos o credor de muitos países, a crise atingiu praticamente o mundo inteiro.
Em 1933, assumiu a presidência dos E.U.A. Franklin Delano Roosevelt . Seu principal objetivo de governo: solucionar a crise social e a crise econômica pela qual o país passava. Implantou, então, uma série de medidas, o New Deal (Novo Acordo) para combater os problemas. Mas, apesar de muitas críticas, Roosevelt conseguiu recuperar a economia norte-americana.
Ronilson Nº 31 Turma: 302