quinta-feira, 16 de maio de 2013

A ARTE DE LER E ESCREVER (JUSTINO-MAT-103,104-2013)

Sugestões de livros:
ACKER, Maria Teresa Van. Renascimento e humanismo: o homem e o mundo europeu do seculo XIV ao seculo XVI. Sao Paulo: Atual, 1992.
ROTEIRO: 
Examina o livro
Examina a estrutura do livro
Levanta hipóteses acerca do conteúdo do texto a ser lido
Pensa a respeito da finalidade ou necessidade de realizar a leitura.
Sublinha ideias ou palavras principais
Toma notas
Cria imagens mentais de conceitos ou fatos descritos no texto
Relaciona o conteúdo do texto com seus valores e conhecimentos prévios
Pensa acerca de implicações ou consequências do que diz o texto
Para e reflete se compreende bem o que lê
Relê palavra, frase, parágrafo, quando não os compreende
Volta a ler partes que os precederam
Quando não os compreende, consulta fonte externa.
F az releitura do texto
Procura recordar pontos fundamentais sem retornar ao texto
Volta ao texto e relê os pontos significativos
Avalia quanto entendeu do texto
Volta às partes de compreensão incerta
Verifica se suas hipóteses foram ou não confirmadas
Procura fazer paráfrase ou resumo do texto lido.E depois de tudo isso faça um rascunho no seu caderno e publique no comentario o nome do  livro que leu e o que entendeu.

14 comentários:

Licia Alves disse...

Livro: Homero Ilíada
Adaptação: Luiz Galdino
Editora: Escola Educacional
A obra Ilíada é muito interessante, pois relata uma história de traição, paixão e guerra, o que a deixa mais atraente aos olhos de quem a lê.
O livro conta a história de um menino chamado Paris, filho do rei de Troia, que por meio de um sonho seus pais ficam sabendo que ele não pode nascer se não ele levaria Troia a ruina. Porém seus pais ficam com pena de matarem o menino, que é entregue a um pastor que cuida de Paris como se fosse seu próprio filho. Passasse um tempo Paris cresce e reencontra sua família verdadeira por quem é recebido de braços abertos.
Passando-se alguns dias Paris encontra Helena esposa do então rei de Esparta, porém Paris está perdidamente apaixonado pela mulher. Então em um dia de festa, Paris sobe no quarto do rei de Esparta levando Helena e o tesouro reino para Troia. A o perceber o desaparecimento de sua esposa e do tesouro o rei declara Guerra entre Esparta e Troia.
Inicia-se então uma Guerra que duraria anos e anos.
Aluna: Licia Alves-103

Unknown disse...

ALUNO – MARCOS VINICIUS -104
LIVRO
HISTÓRIA DE ESPARTA
Para muita gente a imagem de um adolescente sendo torturado resume a perfeição do significado de Esparta para a história. Atenas foi o berço da democracia e da liberdade de pensar e criar o que valorizamos tanto, enquanto os espartanos viviam sob um regime totalitário, cuja preocupação era a guerra, e submetiam os jovens aos treinamentos mas desumanos do planeta.
SÍNTESE
Acontece que, assim como a imagem dourada de Atenas , essa imagem dos espartanos não passa de uma caricatura em quatro grandes batalhas contra os persas, os espartanos ajudaram a proteger o que seria a origem do mundo ocidental. Por mais que isto soe agora Esparta foi e esteve entre as primeiras cidades gregas a criar um governo constitucional, onde todo cidadão era igual diante da lei , e seu exércitos foram vistos como libertadores pela ambição de Atenas . Por tudo isto vale apena tentar enxergar através das distorções que cercam a cidade mais controversa da Grécia.
De um modo geral Esparta é um produto do primeiro grande desastre da história grega. Até por volta do ano 1.200 A.C o Peloponeso { região do extremo sul da Grécia, onde fica a cidade } estava cheia de pequenos reinos . Em várias inscrições e objetos achados nos palácios do Peloponeso mostram que seus habitantes já falavam uma forma primitiva de grego e levavam uma vida de luxo comerciando cerâmica, metais preciosos e marfim com o Egito, Palestina e a atual Turquia. Esparta tem uma aristocracia amante das artes e empenhava atividades comerciais marítimas. Os poetas e músicos de Esparta ficaram conhecidos na Grécia inteira ,, virando e sua elite levava uma vida luxuosa ,com finos objetos de bronze e metais preciosos fabricados localmente ou importados da Ásia . No entanto só alguns espartanos se beneficiaram de verdade com as vitórias virando senhores do grosso das novas terras, enquanto outros empobreciam ,em outras palavras tensão social . Reunidos em assembleias, os homens de Espata podiam aprovar ou vetar as propostas da assembleia, usando um método que parece mais ter saído de um programa de auditório o sim e o não , ganhava dependendo da quantidade de barulho que produzida de cada lado. Houve também uma reforma agrária, cada espartano recebeu um lote de terras suficiente para sustentar sua família . A reforma se comtemplou mais tarde com o surgimento dos Éforos, cinco magistrados eleitos anualmente por todos os espartanos que na prática passaram a deter a maior parte do poder executar leis. O sucesso da reforma foi indiscutível, enquanto a querida Grécia inteira passou do século 7 A.C ao 5 A.C, sofrendo com os grandes ditadores e várias revoluções a maravilhosa e estável. Esparta estava um oásis de estabilidade.

Unknown disse...

ALUNA: LETICIA RODRIGUES - TURMA: 103
LIVRO: Percy Jackson & os Olimpianos – O ladrão de raios
AUTOR: Rick Riordan
EDITORA: Aequeiro
Percy é um menino com dislexia e déficit de atenção, ele já dói expulso de varias escolas. Em uma de suas escolas, a Academia Yance, ele foi a uma excursão para um museu, após derrubar sua colega foi chamado pela sua professora de álgebra para dentro do museu, quando do nada sua professora de álgebra se torna em uma fúria, para derrota-la ele contou com a ajuda do seu professor de latim, Quíron.
Pós isso Percy presenciou coisas muitos estranhas inclusive uma conversa, que escutou atrás da porta da diretoria, entre seu amigo Grover e o professor Quíron. Com tudo isso a mãe de Percy resolveu manda-lo para o acampamento chamado Meio – Sangue onde todas as crianças são filhos ou filhas de deuses gregos. Mais a caminho do acampamento Percy teve que enfrentar o minotauro.
Percy não sabia quem era seu pai, mais poucos dias depois ele recebeu o sinal de que era filho de Poseidon, o deus dos mares, e logo depois o raio de Zeus some e Percy é acusado por ter roubado. Para provar sua inocência Percy parte em uma missão com seus amigos para encontrar o raio e levar para o Monte Olímpio antes do solistio de verão.
Ao longo dessa missão Percy vive coisas inusitadas encontrando deuses e criaturas da mitologia grega.
Depois de passar por tudo isso Percy encontra o raio e devolve para Zeus, retornando assim sua vida normal.
Essa obra de Rick é essencial para quem quer saber tudo um pouco da Grécia, com um jeito divertido.

Amália Bruna disse...

Amália Bruna TUMA:103
Livro Odisséia- Homero
O livro é a tragetoria de Ulisses que é um sobrevivente da guerra dos gregos contra os troianos.
Seu desejo é chegar em sua terra, ver seu filho e munher que permanece lá a sua espera. Ele tem uma grande protetora a deusa Atenas. Sua viajem é marcada de perigo e muitos mostros. E preso diversas vezespor feiticeiros e fica louco com o canto de sereias, sua ultima batanha é contra os que querem casar com sua mulher e vence no fim.
É uma historia marcada por magia e mitologia grega.

Unknown disse...

Nome: Daise Gadelha; Turma: 103
Livro: A Beleza de Narciso
Autor: Adriana Bernardino
O livro relata sobre a vida de Narciso, um belo rapaz que todos os dias ia contemplar sua beleza num lago. Era muito conhecido por todos pela sua beleza e orgulho. Todas as mulheres se apaixonavam por ele, mas Narciso nem se importava com elas, aliás, Narciso era muito exibido e amava ele mesmo.
Certo dia, uma linda princesa que havia procurado um homem realmente belo para se casar-se chegou à região de Narciso.
No dia combinado, estavam Narciso e vários jovens da região para o encontro da princesa. Narciso ficava se achando ficava dizendo que quando a jovem olhar para ele, iria ficar tão apaixonada e esqueceria todos os outros homens do mundo, mas ele estava lá só para se exibir.
Depois que a linda princesa viu Narciso se apaixonou e falou que já tinha encontrado o homem da sua vida. Quando ele ouviu isso, se assustou e falou que nunca seria um principezinho dela, por ser digno de viver no monte Olimpo como um deus da comunidade a que pertence.
Ela ficou muito decepcionada e casou-se com o homem mais humilde que encontrou.
A mãe de Narciso, Liríope e seu pai Céfeso começaram a se preocupar com as atitudes de seu filho, que maltratava as jovens apaixonadas por ele e era tão bonito mais que tinha um coração de pedra.
Liríope falou com Tirésias e ele deu uma notícia a ela que Narciso estava correndo perigo de vida, mas que não poderia fazer nada por ele. Só deu um conselho: ele nunca veja sua própria imagem.
Um dia, sem que a sua mãe percebesse, Narciso saiu para caçar e se perdeu na floresta. Enquanto ele gritava ouviu uma voz de uma ninfa Eco, que repetia tudo que ele falava, porque sua mãe a obrigava. Eco era perdidamente apaixonada por Narciso.
Ela tentou expressar-se por gestos, mas ele não deu a menor bola. Depois Narciso falou para Eco que só gostava de uma coisa nela, pois ela repetia tudo que ele falava.
Ele pediu para que Eco fosse embora de lá e que se ele tivesse que escolher entre ter que amar ela, ele preferia a morte.
Depois que ele falou isso, a ninfa ficou muito desconsolada com a resposta amarga de Narciso que parou em um lugar afastado e ficou por muito tempo até que se tornou em uma solitária caverna.
Ele ficou sabendo do ocorrido e não deu a menor importância. Mas a deusa Nêmesis que representava a vingança e punia os maus, o amaldiçoou para que ele se apaixonasse perdidamente por alguém, mas seu amor seria impossível e sofrerá muito.
Certo dia, Narciso caiu num lago e morreu afogado. No lugar onde caiu, nasceu uma flor, que a chamaram de Narciso.




NAGILA PAULA disse...

LIVRO:O DESTINO DE PAR
ALUNA:NAGILA PAULA-103
AUTORA:ADRIANA BERNARDINO
O DESTINO DE PAN COMEÇOU QUANDO DRÍOPE SUA MÃE O ABANDONOU NA FLORESTA LOGO APÓS O NASCIMENTO,HERMES SEU PAI O ENCONTROU E FICOU INDIGNADO.A CRIANÇA TINHA NA CABEÇA CHIFRES E PERNAS IGUAIS A DE UM BODE E PELOS GROSSOS,LOGO LEVOU A CRIANÇA PARA O MONTE OLIMPO AO CHEGAR TODOS SE ASSUSTARAM AO VER AQUELE ESTRANHO SER.O PEQUENO dEUS ERA DESPREZADO PELA dEUSA AFRODITE,OS DIAS IAM PASSANDO E O JOVEM REVELAVA UM GRANDE DOM O DE FAZER RIR.TODO OS dEUSES O ADORAVA PÓS SEMPRE OS DEIXAVAM BEM-HUMORADOS,E POR ESSE DOM O CHAMARAM DE PAN EM GREGO QUER DIZER "TUDO"PAN GOSTAVA DAS NINFAS E CORRIA SEMPRE ATRÁS DELAS A ESPERA DE ENCONTRAR UM GRANDE AMOR.HAVIA UMA NINFA SIRINGE QUE NÃO GOSTAVA DE SUAS BRINCADEIRAS, E FOI POR ELA QUE PAN SE APAIXONOU A PEDIU EM CASAMENTO SIRINGE NÃO ACEITOU RESPONDENDO AGRESSIVAMENTE.PAN TENTAVA AGARRÁ-LA,PORÉM SIRINGE ERA MUITO RÁPIDA,JÁ ELA NÃO AGUENTAVA MAS CORRER E PEDIO AJUDA AO RIO LADÃO QUE A TRANSFORMOU EM CANIÇOS DE BREJO.PAN NÃO SE CONFORMOU COM O QUE VIU,ARRANCOU OS CANIÇOS LEVANDO-OS AOS LÁBIOS IMAGINANDO BEIJÁ-LA.DEU UM GRANDE SUSPIRO, PARA SUA SURPRESA SAIU UMA BELA MELODIA E ACABA DE DESCOBRIR UMA FLAUTA,E COM A FLAUTA E SUAS BELA MÚSICAS VIROU UM GRANDE MÚSICO.COM SUAS MÚSICAS CONQUISTOU UM CORAÇÃO DE UM A NINFA ECO,PAN NUNCA IMAGINOU QUE UMA FADA SE APAIXONARIA POR ELE.COM ELA PAN SE CASA E TEM UM BELO FILHO CHAMADO LIX,ESTAVAM FELIZES E ORGULHOSOS.UM CERTO DIA UM dEUS NARCISO POR QUEM TODAS AS NINFAS, PRINCIPALMENTE ECO SE APAIXONARAM.PAN NÃO GOSTAVA DE SUAS SAÍDAS,ECO SÓ QUERIA SABER DE NARCISO E FOI EMBORA ABANDONANDO PAN E SEU FILHO.COM ELA LEVOU A FELICIDADE DE PAN,QUE CAIU EM AMARGURAS E QUE ESQUECEU DE SUAS MÚSICAS E PIADAS,TODOS FICARAM TRISTES JÁ NÃO SE TINHA MAS ALEGRIA,PAN JOGOU SUA FLAUTA FORA E SUMIU PELA FLORESTA.DIAS DEPOIS OUVIRAM UMA VOZ DIZENDO QUE PAN ESTA MORTO,UM CERTO DIA UMA NUVEM TRISTE E NEGRA COBRIU TODA A GRÉCIA PAN TINHA IDO EMBORA E NUCA MAS VOLTOU.

Lorenna Rafaella disse...

ALUNA: Lorenna Rafaella ; TURMA: 103
LIVRO: Ilíada de Homero
AUTOR: Manoel Odorico Mendes (1799-1864)
EDITORA: eBookLibris
Ilíada é um romance escrito por Homero em que narra a historia da guerra de Tróia.
No principio a guerra de Tróia começou no Olímpio, que ocorreu uma festa que convidaram todos os deuses, exceto a deusa da discórdia. Furiosa ela mandou para Olímpio uma maça que dizia para a mais bela de todas, então começou a repercussão de quem era a mais bela.
Mais os deuses não entraram em acordo e ficou para decidir um mero mortal, para Páris fizeram uma proposta para ele, Hera prometeu se ela fosse escolhida ele seria o homem mais poderoso de todos, Atenas prometeu se fosse escolhida ele seria o homem mais sábio do mundo e Afrodite prometeu se fosse escolhida ele teria a mulher mais linda do mundo. Ele escolheu Afrodite de ter a mulher mais linda do mundo, mas a mulher (Helena) mais linda do mundo era casada com um homem milenar, porém, contudo Páris sequestrou ela e viveram um romance, e essa foi o motivo da guerra de Tróia. Pois ele era filho do rei Troiano.
Durante dez anos ocorreu a guerra entre os deuses e os troianos. Entre os gregos lideravam Agamémnor e Aquiles e entre os troianos, Heitor que liderava.
Durante esse tempo nada tinha se resolvido foi aí que então os gregos decidiram construir um cavalo oco em que se esconderam o exercito grego e presentearam aos troianos que pensavam que era presente dos deuses. Foi então que os troianos aceitaram o presente e levaram para a sua cidade, quando foi à noite os gregos saíram de dentro do cavalo e mataram todos do exercito troiano e levando consigo todas as suas mulheres e escravos.
Depois da guerra de Tróia Milenau recuperou a sua esposa.

Unknown disse...

Resumo do Paradidático
“A América que os Europeus encontraram”
Autor= Enrique Peregalli
“A América que os Europeus encontraram”. Esta obra nos mostra um pouco sobre a reciprocidade para explicar as relações entre os indivíduos de uma mesma sociedade, onde os deveres econômicos implicavam reconhecer os direitos dos outros, num intercâmbio mútuo de donativos, sem a finalidade de acumular riquezas materiais em poucas mãos , enriquecendo uma minoria e empobrecendo a maioria.
Mostra também as diferenças e as semelhanças entre a organização dos astecas e a dos maias. Já os americanistas, por sua vez, afirmam que a recuperação do passado somente adquire sentido se os projetamos para o futuro. Mas, o que podemos recuperar do passado pré-colombiano para as gerações presente e futuras de nosso continente? Este livro responde essa pergunta duma maneira muito mais fácil de entender e resumida, deixando assim de ser uma história “chata” ou sem importância para alguns e começando a ter um real significado.
Ele diz o seguinte: “ da antiga área das altas culturas devemos resgatar os conceitos de reciprocidade e de solidariedade então dominantes”.
Essa era uma das características da vida econômica auto-suficiente das comunidades aldeãs pré-colombianas, onde o trabalho era coletivo e tinha como finalidade a transformação da natureza e sua posterior distribuição conforme as necessidades de cada unidade familiar. Enfim, ele mostra obviamente como os europeus encontraram a América, as dificuldades que eles passaram os desafios enfrentados, a cultura e a produção agrícola e etc.


Aluna= Akylla Oliveira n°02 Prof.Esp. Ilma Araujo
Turma= 104

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

ALUNO : EMANUELLE LINDOSO
LIVRO: PERCY JACKSON E OS OLIMPIANOS

Percy Jackson e olimpianos é um livro que conta as aventuras de semi-deuses numa missão : proteger os novos meios sangues que corriam risco, mais que não eram os únicos.
Esses pequenos semi- deuses contam com a ajuda de alguns heróis Apolo ( deus do sol),Ártemis ( deusa da caça) e a orientação do seu diretor senhor Dionísio, quando ao desfecho da historia sua amiga Ana Beth e a deusa Ártemis, desaparecem, Cronos o senhor dos titãs capturou a única deusa capaz de encontrá-lo . Daí Percy e seus amigos têm uma semana para encontrar a deusa e sua amiga e evitar a desgraça do Olimpio
Os amigos passaram por muitas tribulações até que encontram a deusa Ártemis suportando o peso do céu nas costas, a mesma só podia soltar o céu se outra pessoa assumisse o fardo. Então Percy segura o céu e logo a deusa da caça começou uma batalha com Atlas aliado de Cronos , e acabou que Atlas acabou suportando o peso do céu já que a deusa o havia vencido enquanto isso Thalia filha de Zeus vencia Luke outro aliado do mal.
Porém a batalha chegou ao fim sendo os vencedores os semi- deuses com a ajuda da deusa e suas caçadoras. Logo após receberam elogios e honras dos deuses : Zeus, Poseidon, Afrodite ,Ares, Hermes e assim por diante.

Unknown disse...

Aluna:Rafaelle de Sousa Ataíde n:39 sala:103
Nome do livro:Deuses,Heróis & Monstros
Adaptação:Ana Mariza Filipouski
Nesse livro pode observar varias histórias da mitologia grega,a mitologia servia naquela epóca servia como meio de falar algo que naquele tempo,a ciencia não podia explicar.
Com tantas história a que mais me chamou foi o Nascimento de Venus:relata que tudo começou em uma praia aonde belas jovens estavam reunidas,mas ficaram assustadas com o boburlhar das ondas,logo sentiram um cheiro de perfume delecioso,umas das mulheres gritaram a avistara cabeça de uma mulher e era uma das mais bela cabeça femenina,o corpo foi surgindo aos poucos,a cintura invejavel,curvas perfeitas.Ela se pós de pés e se pos na terra aonde passava colocava flores e todos animais ficavam ao seu redor e todos cantavam.
Chegou então uma mulher que teve coragem e perguntou:Quem é voce mulher,mais que perfeita?E ela respondeu:Sou a filha de um deus e da espuma do mar.A curiosidade era de todos e colocaram o nome dela de Venus,a mais bela da deusas,foi então que essa história cheia de fantasia por que a história em si é uma viagem.

Andressa Oliveira disse...

A caixa de Pandora
Autora: Adriana Bernardino

A história da caixa de Pandora é contada por Prometeu, um titã que foi preso por mais de 300 anos em uma montanha por ter desobedecido aos deuses.
Prometeu já estava cansado de ver os homens que criou vivendo como animais e decidiu roubar o elemento necessário para a evolução da humanidade: o fogo.
Depois de ter roubado o fogo, Zeus irou-se e pediu a Hefestos que fizesse uma mulher tão bela que deixasse até as deusas com inveja. Hefestos atendeu ao pedido e fez uma mulher de bronze e a levou até o Olimpo.
Zeus então pediu aos deuses que dessem dons a ela, depois de ter ganhado vida e mil encantos chamaram-lhe de Pandora que em grego quer dizer “todos os dons”. Ela então recebeu uma caixa destinada a Epimeteu (irmão de Prometeu), após tudo isso ela desceu a Terra se apresentou a Epimeteu e disse que seriam marido e mulher.
Chegando em casa e observando a caixa perguntou o que era, ela respondeu que era presente dos deuses. Sabendo ele que Zeus se vingaria, disse a Pandora que não abrisse a caixa. Apesar da advertência ela abriu a caixa, e saíram dela horríveis criaturas que levaram todo tipo de sofrimento aos homens, mas também saiu 1 pássaro verde chamado Esperança, que levava esperança de uma vida melhor as pessoas.
E Prometeu depois de preso por mais de 300 anos foi liberto por Hércules a mando de Zeus.

Escola: Centro Educacional José Justino Pereira
Aluna: Andressa Oliveira n°8
Turma: 103