quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O QUE É TRABALHO ESCRAVO?


Com o intuito de provocar debate sobre o que é Trabalho escravo assunto que reflete na nossa sociedade, vale dizer que os elementos do passado deixaram marcas profundas pois o preconceito racial, o desprestigio do trabalho manual, os limites da nossa cidadania, a profunda desigualdade economica, o autoritarismo e o paternalismo, evidentes nas relações pessoais e politicas, sao elementos claros dos efeitos provocados pela implementação e manutençao da escravidao no Brasil e tambem pela froma adotada para sua dissolução, para supera-los e combate-los requer uma postura critica em relaçao ao que nos cerca no presente e uma rigorosa avaliaçao do passado e voce o que acha desse ponto de vista tem algo a complementar ou discordar?
Se por trabalho entendemos toda atividade do homem transformando a natureza, a relação é tao antiga quanto a história da humanidade. Dos gregos antigos as sociedades industrializados norte-americano ou japonesa de hoje, passando pela experência socialista o homem procura a sua realização por meio do trabalho.
O trabalho que rouba a liberdade e sua própria vontade, a negação de sua identidade nas relações de trabalhos. Confinado ao local de produção, o trabalhador não define seu ritmo de trabalho, seu salário, suas condições de moradia, seu tempo de lazer. Transforma-se em sujeito alienado.
O extremo dessa desumanização revela-se na condenação a pobreza absoluta de milhões de individuos em todo o mundo. Embora o homem tenha conquistado direitos como salário mínimo, aposentadoria, redução de jornada de trabalho, férias, persiste ainda o trabalho servil ou escravo, como comprova no Brasil a existência do bóia-fria, a exploração do trabalho infantil, a prostituição de meninas e meninos, etc...

5 comentários:

Lorena disse...

Trabalho escravo é quando a pessoa trabalha em regime fechado,sem direitos as férias,carteira assinada,é quando um ser humano tem direito a propriedade sobre o outro à força.Como a lei áurea foi assinada,e acabou com a escravidão,ainda existe nos dias de hoje,muitas pessoas trabalhando como escravos em grandes propriedades como fazenda,etc.E axho que algo poderia ser feito pra acabar com isso,já que a lei foi assinada.

Lorena Carvalho
turma 101
CESJO

Unknown disse...

A assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, representou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra, acabando com a possibilidade de possuir legalmente um escravo no Brasil. No entanto, persistiram situações que mantêm o trabalhador sem possibilidade de se desligar de seus patrões. Há fazendeiros que, para realizar derrubadas de matas nativas para formação de pastos, produzir carvão para a indústria siderúrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades agropecuárias, contratam mão-de-obra utilizando os contratadores de empreitada, os chamados "gatos". Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para que os fazendeiros não sejam responsabilizados pelo crime.
Isso é um cúmulo professora algo desonesto!
Afff
beijoooos e Xeruuuu

Rayza Cristine n°29 tª101
Cesjo

Thais disse...

O Trabalho Escravo continua sendo um tema de sérios questionamentos para a Justiça Trabalhista Brasileira. Quando se fala em trabalho escravo, se verifica a afronta direta aos princípios e às garantias individuais previstos tanto na Declaração Universal dos Direitos Humanos quanto na Constituição Federal.
O trabalho escravo não é uma exclusividade de países em desenvolvimento, de países pobres, ele existe em todas as economias do mundo, em todas as regiões e apresentando as mais diversas formas.A Lei Aurea não foi assinada para libertar os escravos, ela foi assinada devido a Revolução Industrial e por isso eles não precisaram deles.
Thais moreira
N:35 TURMA:101 vesp.
bjus profer!!

Gabrielle disse...

Trabalho escravo é a pessoa que trabalha em regime fechado sem direito a nada.E essa pessoa é propriedade da outra.
Garielle
Turma 82 CESJO

Gabriel Mendes disse...

Quando uma pessos está em trabalho escravo, se diz que essa pessoa está trabalhando sem ter direitos, como a carteira assinada,e o salário mínimo.

Gabriel Mendes
turma 82
CESJO