sábado, 2 de maio de 2009

DESCOLONIZAÇAO DA AFRICA E ASIA: CESJO 8 (9ANO) - 2009















QUAL A RELAÇAO ENTRE A GUERRA FRIA E A DESCOLONIZAÇAO DA AFRICA E ASIA? FAÇA UM COMENTARIO APRECIANDO O SEGUINTE ESQUEMA

70 comentários:

Castro Junior disse...

Apesar de ter sido durante a 1º Guerra Mundial (em regiões Asiáticas) que começaram a se formar os movimentos nacionalistas que propunham a libertação dos povos dominados por potências imperialistas européias, a descolonização da Ásia e da África, só foi possível, depois que a 2º Guerra Mundial terminou, porque ouve o declínio dos países europeus e porque o avanço do nacionalismo.
Descolonização da Ásia:
*Independência da Índia
A Índia era um país bastante misturado, havia evidente diferenças sociais, falavam-se mais de 15 línguas, com 845 dialetos e muitas religiões, sendo o Hinduísmo e o Islanismo as religiões que predominavam, e para retardar a libertação, a Inglaterra estimulava a rivalidade que havia entre Hindu e Muçulmanos.
Ao final do conflito mundial, a Inglaterra, com o seu poder econômico e militar abalado, foi obrigado a conceder a independência da Índia, em 1947 por não poder manter o domínio colonial .Depois da independência , o país que tinha rivalidades internas não permaneceu unificado, se dividiu em dois estados soberanos:
-República União Indiana, de maioria Hinduísta,governada por Nehru.
-República do Paquistão,( Dividida em oriental e ocidental ) De maioria Muçulmana, governada por Ali Jinnah que era chefe da liga Muçulmana.
*Independência da Indonésia
No séc. xvII, na Indonésia , suas principais ilhas Java e Sumatra Passaram a fazer parte do domínio colonial dos Países Baixos, mas os japoneses acabaram ocupando a região e prometeram autonomia para o país .
Em 1945, com a derrota do Japão na 2º Guerra Mundial, foi declarada a independência da Republica Indonésia, mas a Holanda não reconheceu e iniciou-se um período de lutas entre o exercito holandês e os guerrilheiros nacionalistas, e foi em 1949, depois da medição da ONU e dos EUA, que estavam interessados em estabelecer sua influência na região, que q Holanda reconheceu a independência da Indonésia.
Descolonização da África:
*Independência da Argélia
Interessados na exploração econômica , a França na primeira década do séc. xIx, dominou a Argélia . Em 1954, formou-se a frente de Libertação Nacional (FLN) que usando a tática da guerrilha, iniciou a guerra da independência contra os colonizadores, mas a França com o objetivo de sufocá-los, cometeram várias atrocidades , como atrocidades e torturas ; quando em 1958 o general De Gaulle assumiu o governo da França, começou-se a negociação da independência da Argélia, e só em 1962 após um período de complicadas negociações entre os líderes da Frente de Libertação Nacional, o governo francês e os franceses que moravam na Argélia, a independência foi reconhecida.
*Independência das Colônias Portuguesas
As colônias portuguesas Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, e os arquipélagos de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, foram as que mais tardiamente conseguiram sua libertação.
Em 1961, a luta pela independência teve início em Guiné-Bissau, e foi comandada pelo fundador do partido da Independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC),Com o seu assassinato, Luís Cabral assumiu o comando do movimento, proclamando a independência; Em 1974, com a queda do regime fascista em Portugal, o novo governo reconheceu a independência de Guiné-Bissau. No ano seguinte, Portugal também reconheceu a independência de Cabo Verde.

Aluno:José Maria de Castro Junior n:21 8(9 ano).

marcos roberto disse...

muitos conflitos e violência,torturas por ambas as partes, apenas para se bene ficiar.A humildade e o cumulo da sabedoria.

marcos roberto disse...

será se haverá uma terceira guerra?ou nao?Devemos ficar atento para a educaçãodo ser humano.Pois dai que surgi um conflito.

Unknown disse...

Mesmo tendo acontecido na 1ªGerra Mundial foram formados movimentos nacionalistas que buscavam a libertação dos povos,ou seja, descolonização da África e Ásia,a África e a Ásia foram repartidas e suas etnias e crenças misturadas, causavam conflitos em toda região,mas sua descolonização só podendo ser realizada depois da 2ª Guerra Mundial,pois o declínio dos países europeus e o nacionalismo estimulou nos movimentos das libertações.

alunas: Bruna Marcelle e Karlianny kelly
t: 84
CESJO

thierry disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
thierry disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Descolonizaçâo da África e Ásia;
Fatos històricos acontecem no mundo,no caso, a descolonizaçâo da Àfrica e da Asia
generalizou um assunto muito importante, a vontade de ser um país,ou seja, um povo imdepedente que começaram a se formar os movimentos naciolistas que propunham a libertaçao dessas populacoes denominadas pobres ou sem consciencia social,cultural e ecologica.
super potencias imperialistas européias
fizeram com que todos pudessem perceber uma
grande desigualdade entre os paises tanto capitalistas como socialistas,que se baseiam num tipo de sistema economico
que gerencia uma doutrina dentre as regioes de todo planeta.

ALUNOS:ADRIANA(01)BEATRIZ(05)LYGIA(28)e
ROGER MULLER(35)

Unknown disse...

josyvane disse...
a segunda guerra mundial foi o coroamento bárbaro da era da catástrofe.
o surgimento de regimes totalitários militaristas,a guerra foi uma uma experiência humana que alarmou o mundo.na ÁFRICA,a descolonização inciou-se após a conferência de Bandung.
No continente áfricano,com exceção da Argélia e das demais colonias portuguesas.
O Processo de descolonização dos países africanos ultrapassou os momentos críticos da guerra fria.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

alunas:Claúdia,Flávia,Francione,Maricelma.
turma:82


super potencias imperialistas européias
fizeram com que todos pudessem perceber uma
grande desigualdade entre os paises tanto capitalistas como socialistas,que se baseiam num tipo de sistema economico
que gerencia uma doutrina dentre as regioes de todo planeta.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Os países afetados pela guerra procuraram garantir acordos que ampliassem sua área de influência e poder.a guerra fria resultou nas diferenças das culturas americanas e soviética; o presidente dos Estados Unidos tentou ajudar pedindo ajuda financeira para reconstrução dos países europeus destruídos pela guerra.
O primeiro alvo da disputa entre eles foi a Europa, que acabou sendo dividida em duas partes; aparte ocidental e capitalista.
alunos:dayane,deborah,andrezza,mônica.
turma:82

Adriana disse...

Descolonização da Ásia : O processo de descolonização ou emancipação da Ásia teve início no final da Primeira Grande Guerra, em 1945, esse processo sofreu uma agilização cujo motivo principal foi a fragilidade das colônias francesas e inglesas, desgastadas pelo conflito mundial.
Em 1950, as estratégias políticas européias ja estavam resolvidas, mas, nem os Estados Unidos nem a URSS tinham um plano formulado para a Ásia, o que deixava o processo de descolonização ainda mais fácil.
Descolonização da Africa : Iniciou-se logo após a conferência de Bandung , em 1955 , estendendo-se até 1957, com a independência de Gana. A maior parte dos países africanos foi descolonizado por meio de campanhas políticas organizadas e dedicadas negociações. Para os países africanos emergentes a independência significava o fim do racismo, a demistificação da inferioridade natural dos negros, e o rompimento com o passado escravista.
Vale lembrar que o traçado das divisões políticas da Africa feito pelas metrópoles colonialistas não levou em conta as diferenças etnicas e culturais das nações africanas.
O resultado disso foram as lutas entre etnias locais que dificultaram e até impediram a implantação de uma ordem nacional na maioria dos países do continente.
O processo de emancipação na Africa do Sul destaca-se em razão política segregacionista que foi aplicada aos negros daquele país, no qual foram implantadosvárias leis que desmoralizavam os negros quando em 1992 foi realizada um plebiscito com a participação restrita aos brancos para as sreformas do apartheid não fossem aprovadas - 69% da população branca aprovou as regras;

Feito por:Adriana ; Lygia , Beatriz e Roger.
turma:83

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

no fim da Segunda Guerra Mundial a comunidade estava triste pelos conflitos armados a colonização da África e da Ásia, que acabaram por emglobar a maior parte dos paises do ocidente e outras civilização. a quantidade desses conflitos entre paises distintos diminuiu em relação as guerras do século XX. no fim da Guerra Fria os conflitos mantinham a mesma frequencia que durante a birga entre Estados Unidos e União Soviética.eu percebi q a descolonizacão da Africa e da Asia teve muita briga

Alunos:Tayná,Raquel,Pedro,Marcos Roberto
Turma:82

Unknown disse...

Bom, nas regiões asiáticas se formaram vários movimentos (nacionalistas) no caso a 1ª guerra mundial.Que libertavam imperialistas europeus, e a descolonização da Ásia e África só teve a oportunidade de acontecer ,quando se deu a terminação da Segunda Guerra Mundial.Os motivos foram simples:
•O principal deles foi o avançamento do nacionalismo , o a declinação de países da Europa.

♦ALUNOS:

•Bruna Stefany(nº06)
•Jayanne(nº15)
•Matheus(nº22)
•Miria de Fátima(nº25)

♦Turma:
(84)Vespertino.

Unknown disse...

Podemos dizer que a Segunda Guerra Mundial foi uma era apenas de catastrófe..A Descolonização da África , foi além do limite da Guerra Fria ,que se deu inicio após a conferência de Bandung .
Os países afetados com a Guerra tentaram criar acordos, de ampliação para poder, a Guerra Fria
foi uma especíe de ressaltação das culturas da Américanas e da URSS.

♦ALUNOS:

•Bruna Stefany(nº06)
•Jayanne(nº15)
•Matheus(nº22)
•Miria de Fátima(nº25)

♦Turma:
(84)Vespertino.

Unknown disse...

quando os estados da europa no final da idade media começaram a descobrir a africa encontraram ai reinos ou estados quer de feiçao arabe ou islamizados principalmente no norte ocidental daquele continente,quer de tradiçao bautu.

๑•ิ.•ั๑βяuиo x x t stяoиĐλ disse...

ela aconteceu na 1º guerra mundial
e a sua indepedencia das filipinas ,em 5/7/1945 se afetiva em 12/6/1946,com a proclamaçao da república por manoel roxas na indonesia,a guerra contra a colonizaçao holandesa começa em 15/8/1945 e se estende atè a próxima república pelo líder nacionalista sukarnoa independência da Republica Indonésia, mas a Holanda não reconheceu e iniciou-se um período de lutas entre o exercito holandês e os guerrilheiros nacionalistas, e foi em 1949, depois da medição da ONU e dos EUA, que estavam interessados em estabelecer sua influência na região




aluno-bruno
n-07-
turma-84

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

achei muito interessante muito loko folow

Unknown disse...

Desde o Final da Primeira grande guerra a Ásia iniciou suas lutas nacionalistas.O processo de emancipação é conhecido como descolonização.
Em 1950 foi um ano muito tenso pois os Estados Unidos agilizaram a sua forma de combate,durante 1950 representou-se as fases mais perigosas da guerra fria,no final de 1950 as estratégias com o plano Marshall e a Otan ja estavam definidos ,nem os Estados Unidos e nem a U.R.S.S não tinha uma opinião formada sobre a Ásia.
As guerras da Coréia e do Vietnã são exemplos da guerra fria e o processo de escolarização a Asiático.


Alunos(as):Lucianny,Beatrizcy,Tielly,Whesley.
Turma:81

Unknown disse...

A descolonização da África e da Ásia foram causadas por fatores internos e externos.Apesar de tudo inclusive da independência os africanos e ásiaticos os mesmos não se libertaram dos laços do colonialismo nem do imperialismo.


Alunos:Alanna,Ana Paula,Malanne e Valmilly t:81.

Unknown disse...

A descolonização da África e da Ásia iniciaram suas lutas nacionalistas de emancipação logo após a Primeira Guerra Mundial.Esse processo ficou conhecido como descolonização e foi agilizado em 1945 pela fragilidade das potências colônias.
Na Ásia ,1950, foi um ano muito tenso nos primeiros meses representaram a fase mais perigosa da Guerra Fria e onde estratégias
políticas para a Europa com o plano MASHALL
e a OTAN, já estava completamente definidas.
O processo de descolonização dos países africanos ultrapasssou os momentos críticos da Guerra Fria. Na África, a
descolonização iniciou-se após a Conferência de Bandung,em 1955 à 1957.

Escrito por:Hévila Maria,Ingrith Raquel e Karina Lisboa.
Turma: 81

Unknown disse...

Alunos da Turma 81 Hudson Igor Alexandre Allyson Igor

* A Africa e Asia usaram as duas grandes guerras para concluir seu processo de descolonizaçâo em relaçâo aos prejuisos adiquiridos pelas grandes potências do mundo.
* Amaioria dos paises afetados pela guerra procuraram garantir acordos que ampliassem sua área de influência e poder.a guerra fria resultou nas diferenças e culturas americanas e soviética; presidente dos Estados Unidos tentou ajudar pedindo a financeira para reconstrução aos países europeus destruídos pela guerra.

Unknown disse...

A guerra fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos,defensoras do capitalismo, e a União Soviética (URSAS), defensora de uma forma de socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.



Turma:81
Aluno(s):Ricardo,Adrielson,Raimundo,Anderson.

Unknown disse...

descolonizarão da Ásia -foi marcada pela guerra fria ,que era um conflito nuclear e que tinha como maior temor a destruição total do planeta.A guerra fria era entre EUA e União Soviética e matou milhares de soldados.
Descolonização da africa-Em decorrência da guerra fria predominou a política de não alinhamento dos países africanos emergentes nem com o bloco capitalista, nem com o socialista ,receando-se intervenções como as que ocorreram no Vietnã.Além do mais para os países emergentes a palavra independência significava o fim do racismo e o rompimento do passado escravista. joão marcelo 21 walyson 37 igor 18 jose armando 22

Wandércia Leitte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wandércia Leitte disse...

A descolonizaçaõ da África e ÁSIA deu-se após 1940 quando as potências coloniais (França e Inglaterra) estavam exaltas pelos conflitos mundiais.
A descolonização foi marcado por muitos conflitos e a fase mais perigosa foi conhecida como guerra fria.
A independencia da India realizou-se de modo particular.

WANDERCIA,ALINE,ANDERSON,RAIMUNDO

Wandércia Leitte disse...

A descolonizaçaõ da África e ÁSIA deu-se após 1945 quando as potências coloniais (França e Inglaterra) estavam exaltas pelos conflitos mundiais.
A descolonização foi marcado por muitos conflitos e a fase mais perigosa foi conhecida como guerra fria.
A independencia da India realizou-se de modo particular.

Unknown disse...

MARIA desse
Descolonização da África e da Ásia: Apesar de ter sido durante a 1º Guerra Mundial (em regiões Asiáticas) que começaram a se formar os movimentos nacionalistas que propunham a libertação dos povos dominados por potências imperialistas européias, a descolonização da Ásia e da África, só foi possível, depois que a 2º Guerra Mundial terminou, porque ouve o declínio dos países europeus e porque o avanço do nacionalismo estimularam os movimentos de libertação .
maria,fernanda,ana karoline,mikaele.t.81

Unknown disse...

Os principais alvos erao os paises a regiao que faziam fronteira com a alemanha:Sare,Renâ,Âustralia,tchecoslováquia e a Polônia(pricipalmenti o corredor polonês,criado pelo tratado Versalhes,dividindo a Alemanha em duas partes). Nome dos alunos:Diego,Cesar,Ailton, turma:81

Unknown disse...

A descolonizaçao da Ásia e da África foi marcada por muitos conflitos que foram chamados de guerra fria.
Após a segunda guerra mundial ouve o declínio dos países e o avanço do nacionalismo.
A África e Ásia foi dividida em conflitos em toda região mas os países europeus e o nacionalismo ajudaram no movimento de libertaçao.

alunas:

JULIANA,JAIRLYS,ANA MERCIA e NAYARA.

Paula disse...

A Descolonização da África: ( De 1957 a 1975) – Começou com a independência de Gana e chegou ao ponto máximo em 1960, quando 16 colônias se tornaram independentes. Houve guerra na Argélia e Congo Belga, que ocorreu em 1961, mergulhando o país numa guerra civil de facções rivais que culminou em 1965 na ascensão do General Mobatu, que instaurou no país uma ditadura pessoal a serviço do neocolonialismo.

Paula disse...

A Descolonização da África: ( De 1957 a 1975) – Começou com a independência de Gana e chegou ao ponto máximo em 1960, quando 16 colônias se tornaram independentes. Houve guerra na Argélia e Congo Belga, que ocorreu em 1961, mergulhando o país numa guerra civil de facções rivais que culminou em 1965 na ascensão do General Mobatu, que instaurou no país uma ditadura pessoal a serviço do neocolonialismo.

Paula e Caroline N:32 e 10 83

Unknown disse...

nome dos cometáristas:Carlos Henrique,Carlos Augusto,Leandro Henrique e josielson lima.

durante a Segunda Guerra Mundial a comunidade internacional se viu comovida pelo conflitos armados vinculados a colonização da África e Ásia, que acabaram por englobar a maior parte dos choques entre os países do ocidente e as demais civilizações. A quantidade desses conflitos entre países distintodos cresceu substancialmente em relação às guerras da primeira metade do século xx. Ao fim da Guerra Fria os conflitos inter-estatais mantinham a mesma freqüência que durante a contenda entre Estados Unidos e União Soviética. A partir da instalação do sistema bipolar podemos observar a intensificação dos conflitos vinculados não só a uma oposição a autoridade estatal e ao poder global, como também o aumento dos conflitos vinculados aos recursos naturais.
Por outro lado a intensificação da violência nos conflitos manifesta-se particularmente nos que se vinculam a luta pelo poder nacional e é a África o continente onde os conflitos violento mais se evidenciam seguida pela Ásia e Oriente Médio. Neste sentido tratamos de sociedades mais conflituosas e desorganizadas e a uma mudança traumática. “Os países menos desenvolvidos apresentam conflitos mais violento que os países desenvolvidos”. Assim conflitos político e uma grande quantidade de crises étnicas se têm manifestado nessas regiões.
A Ásia é a região que vem apresentando maiores conflitos ideológicos nos último anos, como os caso da China, do Laos e Camboja.
globalização econômica está causando, não só na Ásia mas sim em toda a Europa, conflitos de sucessão dentro dos Estados. Se juntarmos os conflitos que estão relacionados com crises internas (sucessão, autonomia, ideológico e poder nacional) e os compararmos com os que se relacionam com o fator internacional (poder regional, território, poder internacional e recursos) vamos verificar que, como já dissemos, intensificaram-se os conflitos dentro dos Estados em relação aos conflitos entre os Estados. Esta pode ser uma tendência que venha a se reverter se em algum momento esse crescimento econômico se transformar em poder político internacional, especialmente em casos como China, Índia e Japão.
A África tem sido sacudida já há várias décadas por conflitos relacionados a fatores interno como a luta pela conquista do poder do Estado por vários grupos diferentes. Porem isto não é um fator independente, a luta pelo poder em países africanos está intimamente relacionada com a luta pelo recursos naturais em relação ao processo de colonização européia e sua posterior descolonizarão. Neste sentido o continente africano não tem conseguido se desvencilhar de lutas extremamente violentas visto que a lógica que predominou durante o período colonial parece ainda perdurar impedindo o crescimento econômico. Do ponto de vista dos conflitos armados a África está, todavia, colonizada.
no entanto eles buscaram ampliar suas áreas de influência tanto nos Estaados Unidos quanto na urss passaram apoiar movimentos de libertação para que quando estiver efetivamente formado.

Unknown disse...

Nota-se, no início do esquema, algumas das causas da Primeira Guerra Mundial e em seguida o que aconteceu com o mundo pós-Primeira Guerra.
Rivalidades inter-capitalistas, ambições territoriais austro-russas e nacionalidades submetidas causavam todo um clima internacional de tensões e agressividade junto ao nacionalismo exaltado.Sabia-se que a guerra entre as grandes potências poderia explodir a qualquer momento.Diante desse risco as principais potências trataram de estimular a produção de armas e fortalecer seus exércitos.Foi o período da paz armada.Característica desse período foi a elaboração de diversos tratados de alianças entre países, cada qual procurava adquirir mais força para enfrentar o país rival. Ao final de muitas e complexas negociações entre governos, surgiu, por volta de 1907, dois grandes blocos distintos: a Tríplice Aliança, que era composta por: Alemanha, a Itália e o império austro-húngaro. E a Tríplice Entente, que congregou a Inglaterra, a França e a Rússia.
O palco estava pronto e todos os países esperavam pelo motivo, mesmo incidental, para incendiar o estopim da guerra. De fato, esse atrito surgiu em função do assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco.
Após a Primeira Guerra Mundial, houve várias mudanças radicais na economia e política desses países.
Na economia, o enfraquecimento do capitalismo e o declínio relativo da Europa foram aspectos que contribuíram para a Revolução Russa.
Os países europeus estavam enfraquecidos economicamente e com forte retração de consumo, que abalou a economia mundial. Já os Estados Unidos por sua vez, aproveitaram o período pós-guerra para lucrar em cima dos países destruídos, exportando alimentos e produtos industrializados aos países aliados. Porém, a economia européia posteriormente se reestabeleceu e passou a importar cada vez menos dos Estados Unidos. Com a retração do consumo na Europa, as indústrias norte-americanas não tinham mais para quem vender. Havia mais mercadorias que consumidores, ou seja, a oferta era maior que a demanda; consequentemente os preços caíram, a produção diminuiu e logo o desemprego aumentou. A queda dos lucros, a retração geral da produção industrial e a paralisação do comércio resultou na queda das ações da bolsa de valores e mais tarde na quebra da bolsa. Portanto, a crise de 1929 ou a Grande Depressão foi uma crise de superprodução.
Outra consequência,na economia, do mundo pós-Primeira Guerra foi o desequilíbrio social,surgindo daí a pauperização da classe média e o aumento da classe operária junto com a adoção de regimes republicanos instáveis,que surgiram após o desaparecimento dos regimes imperiais e da crise dos estados liberais que foi outra mudança significativa na política,dois dos principais regimes totalitários:Nazismo e Fascismo.
E a relação entre a Guerra Fria e a descolonização da África e da Ásia é a seguinte: Primeiramente, devemos saber que os países europeus controlavam colônias da África e da Ásia. Ao final da II Guerra Mundial, os países vencedores assinaram o Tratado de Potsdam, dividindo o mundo em duas esferas de influência política: O Mundo Ocidental, sob comando dos EUA e o Mundo Oriental, sob comando de uma nova potência que não era capitalista: A ex- União Soviética. A extinta URSS passou a exigir a "autodeterminação dos povos" - cada povo decide sua vida. Os americanos, confiados na força das suas armas, também aderiram a essa proposta, tirando os países da África e da Ásia da influência européia. Assim, a disputa ideológica (Guerra Fria) entre EUA e URSS, no pós-guerra, ajudou os países afro-asiáticos a se libertarem das metrópoles européias.



Alunos:Andressa,Jairo,Jeferson e Júlia Turma:83

Unknown disse...

Em meados da Segunda Guerra,já se observava na África e na Ásia um crescente sentimento pelo fim da colonização promovida por algumas potências européias.Esse sentimento começou a concretizar-se a partir de 1945.
Alguns fatores foram comuns tanto para a independência asiática como pra a africana;vejamos:
*O engajamento de grande parte das populações desses países em grupos(alguns extremamente violentos,e outros extremamente pacifistas)que exigiam o fim da colonização;
*O enfraquecimento das potências européias após o fim da guerra,tornando insustentável a manunteção das colônias;
*A interferência dos E.U.A e da URSS a favor da descolonização com o objetivo de fazer com que essas nações ficassem sob sua influência.
A África foi o continente que mais sofreu a influência européia com o neocolonialismo europeu.Em 1955,realizou-se na Indonésia a Conferência Afro-Asiáica de Bandung.Um acontecimento importante que reuniu 29 países e que rejeitou a divisão do mundo em dos blocos (capitalistas e socialistas), e adotaram uma política de não alnhamento ás superpotências.
No caso da Ásia sua descolonização foi marcado na maioria dos casos e conflitos e ela intervenção das superpotências.Dentre as lutas podemos destacar,a Independência da Índia,que foi um movimento comandado por Mohandas K.GHANDI,que durou vários anos e só conquistou sua independência em 1947 depois da Segunda Guerra Mundial.

Alunos:Daniele n°.11,Ketheleen n°.25,Letícia n°.27,Rakel n°.33.
Turma 83

éa Saa disse...

ASIA-
Desde o final da Primeira Grande Guerra Mundial a Ásia iniciara suas lutas nacionalistas de emancipaçao.
A independencia das Filipinas em 5/7/1945,se efetiva em 12/06/1946, com a proclamaçao da Replubica por Manuel Roxas.
Em 15/06/1947, as tropas sovieticas saem do Irã onde estavam desde de 1941.A independencia da India e do Paquistao ,em 14/8/197 assinala o fim do dominio no subcontinente.
Na Ásia ,1950 foi um ano muito tenso,antes de o ano acabarb ,os Estados Unidos tinham tripicados suas posiçoes de defesa.
Em 1950,as tragedias pliticas para a Europa ,com o plano Marshall e a Otan,ja estavam claramente defendidas ,mais nem os EUA nem a URSS tinham, uma politica formulada pra a Ásia,que avançava no sue processo de descolonizaçao .
AFRICA-
Na Africaa descolonizaçao iniciou-se apos a Conferencia de Bandung,em 1955,estendendo-se de 1957,com a independencia de Gana,ate 1990,com a da Namibia.
Na África negra, a consciência da necessidade de autodeterminação provém da ocidentalização das elites intelectuais e das transformações sociais decorrentes da exploração econômica européia. O processo de independência desses países, entretanto, é desigual e, em muitos casos, a emancipação só será conquistada à custa de lutas demoradas.
O processo de descolonizaçao dos paises afrinanos ultrapassou os momentos n criticos da Guerra Fria.Par os paises africanos a independecia significava o fim do racismo,a desmistificaçao da inferioridade natural dos negros ,o rompimento com o passado escravista.

Turma 84...
Sasha Sally(n:31)
Jessica Ferreira (n:16)
Kaio Sanches(n:19)
Vinicios Beckman(n:36)

Unknown disse...

Eu achei muito intereante por que fala desde o inicio da America latina e estes asuntos ajudão muito na hora de provas.

Unknown disse...

A descolonizaçao tanto da Àfrica quanto da Àsia, era pra consenguir sua independecia.A descolonizaçao da Àfrica foi rapida por meio de campanhas politicas e delicadas negociaçoes.Isso significava muito por povo africano pois garatia o do fim do racismo,o rompimento com o passado escravista e muitas outras coisas. Ja a independecia da Àsia se realizou de modo perculia,mas as guerras da Coreia e do Vietna sao exemplos importantes da interrelaçao entre a GUERRA FRIA e o processo de DESCOLONIZAÇAO ASIATICO.!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

o comentario anterio foi feito por: HANNA, RAYANE,SEBASTIANA E SAMIRA. TURMA::83

lucas disse...

Apesar de ter sido no período da primeira guerra (em territorio asiatico)que comesaram a se constituir movimentosnacionalistas que propunham a libertação dos povos dominados por potencias imperialista europeias .A decolonisaçao da Asia ao termino da segundea guerra ,ouve o declinio dos países europeus eo avanço do nacionalismao.
lucas pereira (t- 82)

Unknown disse...

O ponto central e unificado da História da América Latina é a conquista e a colonização. Sua população está prestes a atingir meio bilhão de habitantes, e ainda assim, convive com velhas ruínas, aldeias com paredes caiadas e telhados vermelhos continuamente habitadas por mil anos. Alguns latino-americanos ainda cultivam milho ou mandioca em pequenos lotes escondidos entre bananeiras, preservam dos modos de vida rurais razoavelmente tradicionais. Mas, nos dias de hoje, a maioria dos latino-americanos vive em cidades barulhentas e agitadas que tornam suas sociedades bem mais urbanizadas do que as de países em desenvolvimento na Ásia e na África. Megacidades como Buenos Aires, São Paulo e Cidade do México há muito superaram a marca de dez milhões, e muitas outras capitais da região não ficam muito atrás. A América Latina é o mundo em desenvolvimento e também o ocidente, um lugar onde mais de nove entre dez pessoas falam uma língua européia, e seguem uma religião européia. A maioria dos católicos do mundo é latino-americano. E a América Latina tem profundas raízes nas culturas indígenas também.
nadson thayllon
turma:75 numero:35

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

durante a segunda guerra mundial houve movimentos nacionalistas que queriam libertaçao de vários povos europeus.Mas foi possível na segunda guerra.
aluna:Pétala t.84 N 27

yago disse...

Descolonização é o processo pelo qual uma ou várias colónias adquirem ou recuperam a sua independência, geralmente por acordo entre a potência colonial e um partido político (ou coligação) ou movimento de libertação.

Este processo é geralmente antecedido por um conflito entre as "forças vivas" da colónia e a administração colonial, que pode tomar a forma duma guerra de libertação (como foi o caso de algumas colónias portuguesas e da Argélia), um golpe de estado, em que as organizações na colónia substituem a administração colonial, como aconteceu na formação dos Estados Unidos da América, ou ainda por um processo mais pacífico, em que o partido ou movimento de libertação exerce pressão sobre o governo colonial, seja por petições legais, seja pela organização de manifestações, normalmente com o apoio de grupos de pressão dentro do país colonizador.

No entanto, houve casos em que a potência colonial, quer por pressões internas ou internacionais, quer por verificar que a manutenção de colónias lhe traz mais prejuízos que benefícios, decide por sua iniciativa conceder a independência às suas colónias, como aconteceu com várias das ex-colónias francesas e britânicas. Nestes casos, foi frequente o estabelecimento de acordos em que a potência colonial tem privilégios no comércio e noutros aspectos da economia e política com a ex-colónia, podendo esta nova relação tomar a forma de neocolonialismo.



descolonização de África
Quando os estados da Europa no final da Idade Média começaram a "descobrir" a África, encontraram aí reinos ou estados, quer de feição árabe ou islamizados, principalmente no norte e ocidente daquele continente, quer de tradição bantu. Os primeiros contatos entre estes povos não foram imediatamente de dominação, mas de carácter comercial. No entanto, os conflitos originados pela competição entre as várias potências europeias levaram à dominação política desses reinos, que culminou com a partilha do Continente Negro pelos estados europeus na Conferência de Berlim, em 1885.

No entanto, as duas grandes guerras que fustigaram a Europa durante a primeira metade do século XX deixaram aqueles países sem condições para manterem um domínio económico e militar nas suas colónias. Estes problemas, associados a um movimento independentista que tomou uma forma mais organizada na Conferência de Bandung, levou as antigas potências coloniais a negociarem a independência das colónias.

aluno-yago
n-39
turma-84

lucas disse...

A descolonização da Ásia foi marcada,na maioria dos casos,por inúmeros conflitos e pela intervenção das superpotências.
Desde o período final,da primeira guerra,a Ásia iniciaria lutas de emancipação.Esse processo de emancipação,nada mas é adescolonização da Ásia,e foi agilizada após 1945,pela fraquesa das colonias ,França e Inglaterra caçadas pelo longo conflito mundial.
LUCAS PERIRA (T-82)

Unknown disse...

Guerra Fria".

Na verdade, essa rivalidade encontra suas origens já no processo que levou ao fim da Segunda Guerra Mundial. Ela é fruto da bipolarização que se abriu, com o crescimento da União Soviética, verdadeira vencedora da guerra, o declínio da França, da Inglaterra e da Alemanha, e a consolidação dos EUA como única potência capitalista, capaz de fazer frente ao poderio soviético.

Já nos tratados e Yalta e Potsdam, ao final da Segunda Guerra, os marcos dessa bipolarização estavam definidos. A divisão da Europa, em áreas de influência soviética e capitalista, apontava para uma realidade que os anos seguintes apenas confirmaram: a do confronto ideológico, político, militar e estratégico entre as duas superpotências.


A URSS e o Exército Vermelho
Cabe lembrar que a vitória da URSS na Segunda Guerra deu a esse país uma estatura invejável. Ante uma Europa destruída, a URSS emergia como a grande potência continental. Mais do que isso, sua vitória sobre os nazistas fora acompanhada de um avanço de suas tropas, o Exército Vermelho, o qual, ao derrotar os exércitos alemães nos vários países da Europa do Leste, ia impondo governos socialistas a esses países, obrigando-os a terem, como única referência, a URSS.

Criava-se, assim, um cinturão de países socialistas em torno da URSS, aquilo que mais tarde foi batizado por Winston Churchill como a Cortina de Ferro.

Mais do que isso, é importante frisar que o Exército Vermelho foi o primeiro e na verdade o único exército a vencer as forças nazistas em terra. Consolidou-se, dessa forma, a idéia de que o socialismo era a única força capaz de deter o nazismo e assegurar a liberdade. Tal fato serviu como uma bandeira que avivou sensivelmente a pregação socialista em todo o mundo.


Descolonização na África e na Ásia
Ao lado disso, o crescimento soviético era possibilitado por outros elementos. O enfraquecimento da França e da Inglaterra, bem como a derrota da Itália, da Alemanha e do Japão foram dois fatores que inviabilizaram a capacidade desses países de se manterem como potências colonialistas.

Assim, o final da Segunda Guerra deu início a um amplo processo de descolonização na África e na Ásia. Era natural que as novas nações, recém-independentes e ainda frágeis enquanto Estados autônomos, buscassem se distanciar das potências capitalistas e imperialistas. Assim, abria-se um espaço imenso de penetração soviética nessas áreas.

Da mesma forma, na América Latina, onde o grau de contradições sociais e a miséria eram largamente apontados como um atestado do fracasso do capitalismo em dar resposta às demandas sociais, havia uma situação fértil para o crescimento dos ideais socialistas.

Assim, naturalmente, as perspectivas que se abriram ao final da Segunda Guerra Mundial eram de um fortalecimento ainda maior da URSS, o que representava uma ameaça aos interesses dos EUA e à própria ordem capitalista.

Essa é a razão pela qual, desde o final da guerra, o clima de tensão ter sido uma constante e tenha se manifestado de forma mais incisiva em várias regiões. Essa tensão acabou por gerar conflitos que, se por um lado, jamais colocaram em oposição direta as duas grandes potências, sempre tiveram nelas as suas orquestradoras.

TURMA:84
ALUNOS:CARLOS AUGUSTO N:9,GUILHERME N:13,ROBERTO N:30

Unknown disse...

Apos a Segunda Guerra Mundial,os movimentos de independecia na Asia e na Africa foram acelerados,pois haviam aflorado no periodo entre-guerras.
A França,Inglaterrra,Alemanha,Balgica eHolanda-os principais paises colonizadores-haviam saído da guerra(derrotados)impossibilitados de defender e manter seus imperios colonias.
O processo de descolonizacao nao se deu de maneira uniforme.As colonias da Inglaterra em geral tornaram-se independentes por meio de negociacao,mas em algumas,como por exemplo a Malasia,o Chipre e o Quenia,teve uso de armas.Já as colonias da YHolanda e da Franca tiveram de lutar por anos.

Componentes:Angelo,Erlane,Luis felipe e Raylson.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Descolonizão da África
Observamos que ao tomar posse da
África e da Ásia no século, XIX, as potências europeias tinham por objetivo extrair delas riquezas naturaias e fazer das populações nativas consumidoras , de seus produtos industriais .Não foi realizado nada em beneficio do desenvolvimento dessas regiões.
Com o fim da segunda guerra mundial , não só o governo sovietico, quanto o norte-americano adotaram uma posição crítica em relação a presenção europeia na África e na Ásia.Interessados em atrair os países colonizados para suasesferas de influência os governos das duas superpotências passaram a defender a auto determinação dos povos .Além disso ,havia muito que os povos africanos e asiaticos lutavam contra o colonismo.Durante a guerra, e mesmo antes dela ,diversos movimento nacionalistas se formaram na Ásia e na África contra o jugo europeu.
Descolonização da Ásia
Ao terminar a segunda guerra mundial, na Ásia também se formaram movimentos nacionalistas pro emancipação ,alguns de coloração socialista .
No sudeste asiatico, as forças nacionalistas proclamram a independência da Indonesia em 1945
A Holanda que controlava o territorio , não acatou a decisão e lançou suas tropas contra os rebeldes ,e a guerra continuou,e só terminou em 1949,quando os holandeses reconheceram a autonomia dos indonesios.Depois da segunda guerra mundial,surgiram na própria Inglaterra defensoras da emancipação da Índia.O governo inglês, em mãos do partido trabalhista desde 1945, decidiu se retirar de sua antiga colonia.

Alexia,Keliane,Marcia,Thays
T=81

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Argumentamos que a superação da crise do modelo neoliberal de crescimento econômico, da crise do padrão de acumulação dependente e da crise do modo de produção capitalista tende a se dar por meio de mudanças estruturais vinculadas à situação dos 211 milhões de pobres na América Latina. Desta forma, encaramos a possibilidade da erradicação da pobreza como uma mudança social capaz de dar um mínimo de cidadania possível a essa população e de criar condições para futuras transformações. Afirmamos que a pobreza e a desigualdade, não sendo exclusivas do capitalismo, persistem e crescem neste modo de produção hegemônico no planeta devido a dois processos: 1) o crescimento econômico capitalista, ou seja, a expansão comercial e o investimento externo como processos que extraem o excedente dos setores e classes não-capitalistas (mercados externos) e constituem e consolidam nas áreas periféricas do sistema o imperialismo e sua contrapartida interna, a dependência; e, por outro lado, 2) a superexploração dos trabalhadores por meio da extração crescente de mais-valia (intensificando o trabalho e diminuindo os salários com relação ao valor da força de trabalho), e o processo simultâneo de inclusão marginal no sistema dos desempregados e pobres que trabalham (working poor).

Isto é, o desenvolvimento e a dinâmica decorrente da própria expansão do capitalismo produz um exército industrial de reserva e, concomitantemente, um lumpemproletariado considerável. O exército de reserva é classicamente associado ao funcionamento econômico do sistema capitalista. Sustentamos aqui que o lumpemproletariado constitui-se também num produto do sistema capitalista, enquanto população economicamente marginalizada, socialmente excluída, e politicamente destituída dos seus direitos básicos. Em suma, uma transformação na condição dessa pobreza estrutural implica em mudanças estruturais que superem a condição de subcidadãos ou lumpencidadãos desses grupos excluídos.

EDSON,CELSO
grupo:celso,edson,mascos melquiades,neilton TURMA:74

Unknown disse...

a guerra fria como se sabe foi o periodo de disputas politicas,militar e sovial.mas antes desse periodo os paises europeus estava enfraquecidas de vido aos gastos com a guerra.por meio do que foirelatado a independencia dos paises africanos e asiaticos sem a grande parte da cultura dos EUA e URSS na disputa de poder e na tentativa de fortalecer seu bloco economico monetário.

Gabrielle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabrielle disse...

A descolonização da Ásia foi como uma libertação,passou por um grande processo.Tiveram independências e guerras ,para que ela fosse independênte.
Pois a Asia era um país em que outros países dominavam.Os ingleses,japoneses e os americanos achavam que a Ásia era deles,mas com a Guera Fria ela se tornou independênte.
A descolonização da África também foi dificil,pois depois da Segunda Guerra Mundial ela sofreu uma rapida descolonização conduzida pelos Estados Unidos e de outro lado pela União Sovietica e Cuba.
Na disputa pelos mercados,ingleses e norte-americanos provocaram muita violência,guerras civis .Essas disputas fizeram com que a África tivesse miseria que até hoje existem.
Os Estados Unidos e a União Sovietica ganharam com a descolonização,pois ao mesmo tempo que apoiavam a independência das colonias asiaticas e africanas elas continuavam estimulando mais guerras tribais com ideias nacionalistas e religiosas.

Alunos:Danielle Costa nº08 Gabrielle nº17
Turma:82 8º(9ªano)

eduardo disse...

A descolonização da Ásia e da África,só foi possível,depois da 2ªGuerra Mundial terminou,porque ouve o declínio dos Países europeus e tambem o avanço do nacionalismo. Despois da independência o país que tinha rivalidade interna não permaneceu unificado.
aluno.Eduardo Ferreira de Araujo 8 serie Turma 83

thierry disse...

Bom, nas regiões asiáticas se formaram vários movimentos (nacionalistas) no caso a 1ª guerra mundial.Que libertavam imperialistas europeus, e a descolonização da Ásia e África só teve a oportunidade de acontecer ,quando se deu a terminação da Segunda Guerra Mundial. O enfraquecimento das potências européias após o fim da guerra,tornando insustentável a manunteção das colônias;
*A interferência dos E.U.A e da URSS a favor da descolonização com o objetivo de fazer com que essas nações ficassem sob sua influência.
A África foi o continente que mais sofreu a influência européia com o neocolonialismo europeu.Em 1955,realizou-se na Indonésia a Conferência Afro-Asiáica de Bandung.Os americanos, confiados na força das suas armas, também aderiram a essa proposta, tirando os países da África e da Ásia da influência européia. Assim, a disputa ideológica (Guerra Fria) entre EUA e URSS, no pós-guerra, ajudou os países afro-asiáticos a se libertarem das metrópoles européias. Aluno>Thierry(N:39)
Aluno>Gabriel(N:15)
Aluno>Willian(N:40)
Aluno>Farley(N:13)
E
Aluno>Eduardo(N:12)
Obs:todos os alunos acima sao da turma:83 turno :Vespertino:

Unknown disse...

30 de maio de 2009 11:29
Josyene disse...


Para as sociedades da África e da Ásia, a Segunda Guerra Mundial foi um momento de despertar.Até então,essas sociedades resistiam de diferentes maneiras á dominação colonial.Tal resistência ,porém ,não se dava de forma organizada .Manifestava-se na vida cotidiana , de modo difuso,por meio de atitudes individuais de oposição ao dominador .A guerra deu o impulso que faltava para que as sociedades dessas regiões passassem da resistência difusa à organização de grandes movimentos nacionais de libertação.Essa passagem foi favorecida pelos seguintes processos históricos:
° durante a guerra,as colônias ajudaram os Aliados com homens e matérias-primas;em troca,obtiveram uma maior autonomia política e econômica.

T:83
TUR:VESPERTINO

Unknown disse...

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA:O grande processo foi asiática como é conhecido adescolonização e foi agilizado pelas suas nacionalistas de suas lutas desde o final da primeira grande guerra da ÁSIA. Em 1950 antes de acabar o ano foi muito tenso esse ano nos ESTADOS UNIDOS que estavam abertamente apoiando em CHIAG-SHEK.

Unknown disse...

De coperação economica cultural na descolonização do seu processo estaram claramente definidas durante a sua ocupação soviêtica na sua região. DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA:Iniciol-se após aconferencia de BANDUNG ,em 1655estendel-se de 1957 com a independencia de Gana,até 1990,com a da Namíbia. No continente Africano, com a exeção da Argélia e das demais colônias portuguesas,a descolonização se fez rapidamente,sem muitas lutas,por meio de campanhas politicas organizadas e delicadas negociações.A emancipação de Gana em 1957 tonou-se um modelo de independencia sem violência, contagiado outros países Africanos. O processo de descolonização dos países Áfricanos utrapassou os momentos críticos da GUERRA FRIA.As guerras de libertação de Agola,Moçambique,Guié,Bissau,Cabo verde e São tomé e prícipalmente contra a metrópole portuguesa e aclodiram em [1974-1975].

Castro Junior disse...

Descolonização da Ásia
Descolonização e o mesmo que emancipação e foi agilizado logo após 1945 pela fragilidade das potencias coloniais como frança e Inglaterra.1950 foi um ano muito agitado na Ásia seus primeiros meses representaram a fase mas perigosa da guerra fria.Nesse mesmo ano as estratégias políticas para a Europa já estavam provavelmente definidas com o plano Marshall e a otan.Enquanto a Ásia avançava com o processo de descolonização os EUA e a URSS ainda não tinham uma política formulada para ela.Outro período da descolonização da Ásia foi a independência da índia que aconteceu depois da primeira guerra mundial.o que contribuiu para a aceleração do movimento pela descolonização na áfrica foram as falsas promessas da Inglaterra de promoção de reformas liberais no pais,as dificuldades econômico-financeiras e o aumento exagerado da tributação aos camponeses indianos.
Descolonização da áfrica
O inicio da descolonização da áfrica foi logo após a conferencia de Bandung em 1955 que foi de 1957 com a independência de gana,ate 1990 com a da Namíbia.A descolonização no continente africano se fez rapidamente sem muitas lutas com exceção da Argélia e das colônias portuguesas.
Na gana a emancipação foi um exemplo de independência sem violência,que os outros países africanos admiravam.

Castro Junior disse...

Descolonização da Ásia
Descolonização e o mesmo que emancipação e foi agilizado logo após 1945 pela fragilidade das potencias coloniais como frança e Inglaterra.1950 foi um ano muito agitado na Ásia seus primeiros meses representaram a fase mas perigosa da guerra fria.Nesse mesmo ano as estratégias políticas para a Europa já estavam provavelmente definidas com o plano Marshall e a otan.Enquanto a Ásia avançava com o processo de descolonização os EUA e a URSS ainda não tinham uma política formulada para ela.Outro período da descolonização da Ásia foi a independência da índia que aconteceu depois da primeira guerra mundial.o que contribuiu para a aceleração do movimento pela descolonização na áfrica foram as falsas promessas da Inglaterra de promoção de reformas liberais no pais,as dificuldades econômico-financeiras e o aumento exagerado da tributação aos camponeses indianos.
Descolonização da áfrica
O inicio da descolonização da áfrica foi logo após a conferencia de Bandung em 1955 que foi de 1957 com a independência de gana,ate 1990 com a da Namíbia.A descolonização no continente africano se fez rapidamente sem muitas lutas com exceção da Argélia e das colônias portuguesas.
Na gana a emancipação foi um exemplo de independência sem violência,que os outros países africanos admiravam.
aluno:jose maria de castro junior n:21 turma:82

Unknown disse...

Durante o processo de descolonização as rivalidades dos blocos capitalistas e socialistas se manifestaram na África e na Ásia.Eles apoiavam os movimentos de independência visando ocupar o lugar dos antigos imperios coloniais europeus,com objetivo de estabelecer uma influência politica e econômica sobre esses paises.
Na Ásia a luta pela sua libertação começara desde o final da segunda guerra mundial.Percebiam cada vez mais que não havia condições para que o dominio imperalista europeu continuasse.O que facilitou esse processo foram as condições da França e Inglaterra após o longo conflito mundial.
Na África a luta pela independência foi organizada por partidos politicos e se dstacou pela politica segracionista,pois não era uma luta simplesmente contra o imperialismo colonial,mais tambem eum movimento contra o racismo.

Alunos:MAYANE,AMANDA,JOSÉ VINICIUS,NEYLIANE.T:84 .

pRISS disse...

A guerra fria,como se sabe foi o período de disputas política,militar,social e economico,após a segunda grande guerra,Estados Unidos da América e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(representando capitalismo e socialismo).
Mas,antes e no período pós guerra,os países europeu(principais colonizadores dos países africanos e asiáticos),estavam enfraquecidos,devido aos gastos com a guerra.
Falando genericamente ,esses dois fatos(com mais adaptos ap primeiro), foram os grandes responsáveis pela descolonização dos países africanos e asiáticos.
Pois,com o enfraquecimento dos países colonizadores,esses países passaram a organizar grupos políticos,cada vez mais hostilizante,rumo a sua independência,deixando em alguns casos,o país colonizador sem reação.
So que como foi citado anteriormente,em meio a essas desavenças,ocorria a guerra fria(confronto direto ou indireto entre EUA e URBS).Como se sabe,esses países(durante esse período),procuravam estender suas áreas de influencia(socialista e capitalista)fortalecendo seu bloco economico.Para tanto desfrutavam-se por meio de discursos,vídeos,textos,revistas etc.(sempre indiretamente),demonstrando os defeitos do seu inimigo.
Em relação a emancipação das colonias africanas e asiáticas,esses países aceleravam esse processo; apoiavam os governos mais adeptos ao seu bloco economico,sempre cuidando para que permanecessem no governo.Dessa forma surgiu vários regimes capitalistas e socialistas da época.Como,quase sempre,uma república ou regime independente.
Por meio do que foi relatado e independencia dos países africanos e asiáticos,em grande parte foi culpa dos Estados Unidos e União Soviética na disputa de poder e na tentativa de fortalecer seu bloco economico monetário.


Componentes:Leandro 23,Rayana 34,Renata 35 e Thamyres 39 Turma:82

...... disse...

Mesmo tendo ocorrido durante a 1° Guerra mundial, surgiram movimentos nacionalistas que queriam propor a libertação da África e da Ásia que eram dominados pelas potencias imperialistas. Após a 1°Primeira Guerra Mundial, surgiram movimentos de libertação nas áreas dominadas, mas as propostas anticolonialistas fracassaram. A partir de 1945 depois que terminou a 2° Guerra mundial, Com o fim da 2° Guerra mundial inúmeras foram as transformações verificadas: a economia européia entrou em crise, Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas passaram a disputar a hegemonia internacional e as antigas colônias iniciaram os movimentos de emancipação política a descolonização.

Alunos:
Rafael (28)
Camyla (08)
Edilliane (11)
Wanessa(38)

8° Serie - Turma 84
Turno vespertino

Alessandra Andrade *--* disse...

Apesar de ter sido durante a 1º Guerra Mundial (em regiões Asiáticas) que começaram a se formar os movimentos nacionalistas que propunham a libertação dos povos dominados por potências imperialistas européias, a descolonização da Ásia e da África, só foi possível, depois que a 2º Guerra Mundial terminou, porque ouve o declínio dos países europeus e porque o avanço do nacionalismo estimularam os movimentos de libertação .

Unknown disse...

Descolonizaçao da Asia

A independência do continente asiático se deu por duas causas: o enfraquecimento das nações européias após a Segunda Guerra Mundial e a eclosão de movimentos de luta pela independência.

O processo de descolonização asiático contou com o apoio norte-americano e soviético. Isso é explicado pelo fato de que naquele momento desenrolava-se a Guerra Fria. Desse modo, ambos desejavam expandir suas áreas de influência do capitalismo e do socialismo, respectivamente, isso nos países que iriam emergir com a independência.

A descolonização asiática sucedeu quase que simultaneamente com a Segunda Guerra Mundial. Muitas colônias se tornaram independentes entre 1945 e 1950, das quais podemos citar: Índia, Paquistão, Sri Lanka, Filipinas, Indonésia, Vietnã, Laos. A China promoveu a revolução socialista, em conseqüência disso pôs fim na dominação inglesa, alemã e japonesa em seu território. Em 1945, a Coréia deixou de se submeter aos domínios japoneses. Essa ex-colônia japonesa se dividiu em 1948, formando dois países: Coréia do Norte e Coréia do Sul.

O Camboja tornou-se independente da França em 1953. A Malásia e Cingapura conseguiram se libertar da colonização inglesa entre os anos de 1957 e 1965.

Em razão de muitos anos de intensa exploração por parte das metrópoles européias, as colônias se tornaram independentes, no entanto herdaram muitos problemas de caráter socioeconômico, os quais são percebidos até os dias atuais.