quinta-feira, 19 de junho de 2008

COMENTARIO: ALUNOS DO 3 ANO DO CESJO




19 comentários:

Lanna disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rafinha disse...

O quadro está ilustrando uma velha prática do Coronelismo, onde os eleitores eram tratados como animais sem opção de escolha, ou seja, eram obrigados a votar em sues patrões, sendo iludidos com promessas falsas. Os poderosos aproveitavam-se da ignorância das pessoas para conseguir os votos.


Rafael Ribeiro Nº33
Turma 300

Gil disse...

A figura representa o voto de cabresto, um voto onde os eleitores que eram na maioria das vezes erm pessoas que eram dependentes de coronéis, que os faziam votar neles ou não mais os ajudariam.E para essas pessoas não restava outra escolha.



Gil Nº12
turma:300

Unknown disse...

a imagem mostra uma caracteristica do coronelismo...onde o coronel usava de uma forma violenta,oprensiva o voto de seus "criados"...e a imagem nos mostra justamente isso.

Tigloglô´z™ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tigloglô´z™ disse...

O Coronelismo foi por muitos anos um modo de controle político na velha república pelos grandes donos de terra que faziam troca de favores fúteis aos pobres do campo que necessitavam de assisência. A charge mostra o controle dos coronéis e os pobres representados pelo Burro...

João n°16 t°300

JESUS disse...

A figura representa que no voto de cabresto as pessoas eram obrigadas a votar em quem seus patrões mandassem e, hoje temos a plena liberdade de escolhermos nossos representantes.
"Quem decide o futuro do nosso país somos nós, po isso decida consciente antes de eleger qualquer corrupto para representar eu e voçê lá fora".
Ana Letícia n01 turma:300

Unknown disse...

O voto de cabresto:naquela epoaca existia e era um grande absurdo,pois as pessoas nao tinham a famosa liberdade na escolha do voto...e hoje?Se temos tanta ´´liberdade´´porque tanta gente vende seu voto porRS100,00?Se prestarmos atençao e nos aprofundarmos no assunto poderemos compreender que o que existia no passado ainda continua existindo no presente,so que de forma difernte!!!Ja passou da hora de acordar e abrirmos os olhos.......
Nos(jovens)somos o futuro da naçao e se o futuro nao prestar,a culpa sera nossa!!!!
Sannaya N35
turma:300

Unknown disse...

Naquela época as pessoas não tinham opinião,porém as autoridades mandava eles apenas obedeciam,mas hoje podem obeservar de outra maneira,nós que somos autoridades perante a eles.
Bruna CAROLINE
N4
t;300

Unknown disse...

Como o voto havia sido estendido a uma ampla parcela da população e como a votação era aberta isso permitia que os chefes politicos controlassem o voto em função dos seus interesses.Quando não usavam do emprego da violência, faziam trocas de favores e em troca exigiam o seu voto.
Enfim com o voto transformado em mercadoria e o coronel que tinha tanto mais poder quanto eleitores consiguisse segurar para o seu partido.Dessa forma os coronéis dirigiam os votos da população sob sua influência,como se cotroasse com um cabresto.Daí a expressão "voto de cabresto".
Valciany Sousa; nº40; tur=300

rafaelle disse...

O voto de cabresto era muito utilizado pelos coronéis na época da república, principalmente no interior do Brasil, onde eles obrigavam e até ás vezes usavam de violência para que seus empregados votassem nos seus candidatos.
Hoje é difícil controlar o voto das pessoas, mas vários candidatos usam de outros meios para conseguir, comprando por exemplo, votos.
Entretanto, só depende de nós deixarmos ou não esse mecanismo continuar, que comprova a influência do dinheiro na sociedade.
Mônica n 29 t:300

Lira dos 20 anos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
natachaaa disse...

a figura mostra o verdadeiro coronelismo, onde as pessoas nao tinham direito a escolher seus proprios governantes e eram obrigados a votar em seus chefes por troca de favores e medos. Os coroneis entregavam para cada empregado um papel ja preenchido, ou seja, o voto!


NATACHA LICAR
turma 300

natachaaa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
a favorita disse...

voto de cabestro representava obrigaçao, pressão, controle, ameaça, coronelismo. é o que percebemos tambem na imagem mostrada, as pessoas eram 'presas' aos seus coroneis, eram obrigadas e manipuladas.
caso as pessoas nao votassem nos representantes mandados perdiam seus empregos, suas terras eram invadidas e suas vidas ameaçadas...

Antonia geiciane
turma 300

Lira dos 20 anos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lira dos 20 anos disse...

Na figura mostrada podemos perceber a crítica comparação entre um animal e um homem. Na verdade era como as pessoas se sentiam naquela época [tremendos animais] sujeitos ao voto obrigado impostos pelos coroneis em troca de favores ou até mesmo pelo medo que tinham dos coroneis por que se negassem o voto eram violentados pelos capangas.Além disso era comum a prática de fraude: menores, analfabetos e até mesmo 'falecidos' podiam votar.
falando de hoje, eu acho que ainda há o voto dos cabestros quando as pessoas vendem seus votos por troca de algo. a única diferença é que no tempo do coronelismo as pessoas não tinham outra saída e hoje em dia 'o voto de cabestros' é uma opçao de muita gente. "(


CARLEANE ABREU Nº07
TURMA 300

gil_vannysteroi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gil_vannysteroi disse...

O quadro retrata uma eleição onde os eleitores não tinham o direito de expressar suas opniões como cidadãos, eram forçadas a votar em pessoas que lhe obrigavam.Será que deixou de existir esse tipo de voto?Se pensarmos bem, vamos ver que hoje muitos políticos exercem um papel de "coronel", pois acabam conseguindo de alguma forma o voto de uma, duas, enfim, de várias, através da venda de votos.E ai será que deixou de existir???

Jéssica Rayanne,Nº15
T=300